Estados Unidos -  Após o agravamento das tensões entre as forças do governo e os extremistas no Mali, as autoridades do país anunciaram nesta segunda-feira que o Norte está sob controle. Segundo as informações, os extremistas, que se encontravam em Timbuktu, foram dominados. A ordem, de acordo com as forças oficiais, foi estabelecida na noite deste domingo.
O controle foi possível depois que os extremistas, no sábado, infiltraram-se em Timbuktu, desencadeando um dia de confrontos com as tropas do governo. Os confrontos causaram seis mortes: de quatro extremistas, um soldado e um civil.
De acordo com moradores, os enfrentamentos cessaram. O governo da França enviou soldados e caças para ajudar o Exército do Mali, desde que houve ataques contra uma base militar e um hotel que servia de residência temporária para as autoridades.
O Mali tem sido palco de uma série de ataques reivindicados por extremistas islâmicos desde que a França lançou uma operação militar, em janeiro, contra grupos ligados à Al Qaeda que ocupam o Norte do país. Em janeiro, a França enviou tropas na tentativa de prevenir o avanço dos extremistas em direção à capital, Bamako.
As informações são da Agência Brasil