Rio -  A Polícia Militar prendeu quatro de seis bandidos que se envolveram em duas ações distintas de roubos de veículos, no mesmo horário, na noite desta terça-feira, em Laranjeiras, na Zona Sul, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Entre as vítimas estão o diretor da novela Salve Jorge, da TV Globo, Marcos Schechtman, e a mulher ele, a atriz Paula Pereira, 45, que vive a Nilceia na mesma trama. Eles nada sofreram. Na ação, um bandido foi baleado e preso por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O carro foi recuperado.
O casal global foi abordado por dois homens armados que estavam em um Hyundai i30, em Laranjeiras, no acesso ao sentido Centro do Túnel Santa Bárbara, por volta das 22h. Eles abandonaram o veículo, levando o Toyota Corolla prata dirigido pelo diretor. Uma guarnição do 2º BPM (Botafogo) chegou a surpreender os criminosos. No interior do túnel, policiais do Bope que seguiam para a Barreira do Vasco ouviram disparos.
O carro com os bandidos passou em alta velocidade pela patrulha do Bope ainda no interior do Santa Bárbara. Os PMs iniciaram a perseguição ao veículo. Na Rua Padre Miguelinho, em Santa Teresa, os criminosos abandonaram o veículo e houve troca de tiros. Eles conseguiram fugir. Vasculhando o local, os PMs encontraram um revólver calibre 38, municiado e com a numeração raspada, e um rastro de sangue. Em uma casa eles conseguiram prender James Dean Chagas, de 30 anos. Baleado na perna, ele foi medicado no Hospital Souza Aguiar, no Centro, e depois levado para 12ª DP (Copacabana), central de flagrantes da região, onde o caso foi registrado.
Ainda na Rua Padre Miguelinho, os policiais do Bope encontraram abandonado um Honda New Civic roubado. O carro do diretor também foi recuperado, assim como o Hyundai usado na abordagem dos bandidos às vítimas. Após prestar depoimento, o casal deixou a delegacia sem falar com a imprensa.
PM prende sem atirar trio que fez arrastão na Barra
No mesmo horário, na Estrada das Furnas, na chegada à Barra da Tijuca, quatro homens armados em um Renault Logan fecharam a via e assaltaram quatro motoristas. Eles levaram pertences de todos e fugiram levando dois veículos: uma Tucson prata e uma Mitsubishi dourada. Policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) que estavam há cerca de 40 metros do local flagraram a ação, mas não reagiram de momento.
Após a ação e a fuga, os policiais iniciaram a perseguição e pediram reforço. De acordo com o cabo Alex Cruz, os dois marginais que estavam na Tucson atiraram contra os PMs na altura da Ilha dos Pescadores, da Ponte Velha e na Avenida Armando Lombardi. Na altura do número 3.900 da Avenida das América, na pista sentido Recreio dos Bandeirantes, os criminosos foram cercados. Mário Sérgio Novaes Lino, de 27 anos, e Sidney Morgado Neto, 29, acabaram presos. Com eles foram encontrados um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 380.
Os outros dois bandidos que estavam na Mistubish abandonaram o carro e fugiram ao se aproximar de um bloqueio feito por outra guarnição, na altura da Avenida Luiz Carlos Prestes, 500 metros à frente onde os comparsas tinham sido presos. Nas buscas feitas na região, os PMs conseguiram prender Rafael Nogueira Chaves, de 22 anos. Ele estava escondido em cima de uma árvore. Com ele foi apreendida uma pistola calibre 380.
"A ação foi perfeita. Vimos o assalto, mas não agimos no momento para evitar uma troca de tiros e que as vítimas do assalto fossem vítimas novamente. Perseguimos e, sem o disparo de um único tiro, conseguimos fazer as prisões. Nada teria valido se tivéssemos pessoas inocentes feridas", ressaltou o cabo Alex Cruz.
Pirmeira dos quatro motoristas que foram assaltados, uma pediatra de 60 anos, que seguia sozinha para casa, na Barra da Tijuca, se surpreendeu com o arrastão. "Foi uma ação louca. O carro deles parecia ter derrapado na minha frente. Só quando saíram os quatro armados é que vi que era um assalto. Senti muito medo. Eles estavam muito nervosos", relembrou. A médica teve a chave do carro e o celular levados. Os pertences de todas as vítimas foram recuperados.
Um auditor de 35 anos e a mulher dele que estavam na Tucson e na Mitsubishi, respectivamente, prestaram depoimento na 16ª DP (Barra da tijuca), onde a ocorrência foi registrada. Surpreso, ele não polpou elogios a atuação da PM.
"Foi uma ação rápida da PM. Fiquei impressionado. Jamais achei que fosse contar com a rapidez da PM. Do tempo em que fui assaltado até chegar aqui na delegacia já tinham recuperado tudo", agradeceu o auditor. Segundo os policiais, as prisões foram feitas em cerca de meia hora após os roubos.
Ainda de acordo com os policiais do 31º BPM, os três presos são moradores do Morro da Formiga, na Tijuca, Zona Norte do Rio. A comunidade tem uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada desde o dia 1º de julho de 2010.