Rio -  A frequência com que o brasileiro está bebendo vem crescendo, principalmente entre as mulheres. O índice de quem consome álcool regularmente, uma vez ou mais por semana, aumentou 20% nos últimos seis anos (2006 a 2012). Entre as consumidoras, o acréscimo foi de 34%, saltando de 29% para 39%.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Os dados são do 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que analisou também a quantidade consumida. Segundo a pesquisa, houve aumento de 31% no ato de beber em “binge” (quatro a cinco unidades em 2 horas). O crescimentoentre as mulheres foi de 36% e, entre os homens, de 29,4%.
“Mulheres que socializam como homens estão bebendo tanto quanto eles”, explica Ronaldo Laranjeiras, professor de psiquiatria da Unifesp e coordenador da pesquisa.
Segundo os pesquisadores, quase um em cinco bebedores frequentes consome álcool de forma abusiva e apresenta um comportamento compatível com dependência. Além disso, 5% dos que mais bebem consomem 24% de todo o álcool ingerido por adultos.
Em relação à ingestão de álcool em 2012, metade da população se declara consumidora e o índice praticamente não mudou se comparado com o ano de 2006.
LEI SECA
A boa notícia é que houve diminuição de 21% na proporção de pessoas que relatam terem dirigido após o consumo de álcool em 2012. De acordo com a pesquisa, 21,6% dos entrevistados disseram combinar álcool e direção. A pesquisa foi feita em 149 municípios, com com 4.607 participantes de 14 anos ou mais, que responderam a questionário por telefone.