Inglaterra -  A liga que organiza o Campeonato Inglês aprovou nesta quinta-feira o uso, a partir da próxima temporada, da tecnologia que determina se a bola ultrapassa ou não a linha do gol durante as partidas da competição. Assim, o torneio será o primeiro entre os principais da Europa em que a tecnologia será incorporada, como já acontece em esportes como tênis e críquete, e que será utilizada na Copa das Confederações, que acontecerá em junho, no Brasil.

A decisão foi tomada após reunião realizada hoje entre a entidade e representantes dos 20 clubes que estão atualmente na primeira divisão do país. A implantação do sistema ficará a cargo da empresa britânica Hawkeye, que venceu a disputa com a alemã GoalControl, que foi a escolhida da Fifa, para implantação em suas competições.
Campeonato Inglês usará tecnologia na linha do gol | Foto: Divulgação
Campeonato Inglês usará tecnologia na linha do gol | Foto: Divulgação
Em 2007, a liga inglesa disponibiliza recursos à Hawkeye, comprada há dois anos pela multinacional japonesa Sony, para o desenvolvimento da tecnologia. Desde então, a organização do campeonato não mantinha relações comerciais com a empresa.

Está previsto que o processo de instalação do equipamento nos estádios, que começará ao término desta temporada, dure seis semanas. Serão sete câmeras colocadas dentro de cada gol e os sinais de cada uma delas serão cruzados para determinar com precisão milimétrica se uma bola cruzou a linha.
As informações são da EFE