Brasília -  Derrotado pelas urnas na disputa por uma vaga como deputado estadual por Goiás em 2010, o cantor gospel Mattos Nascimento deu uma 'carteirada' nesta quarta-feira para não ser expulso pela Policia Legislativa da Câmara Federal da sessão plenária da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, presidida pelo deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP).
Mattos Nascimento se passou por deputado para não ser expulso de plenário | Foto: Divulgação
Mattos Nascimento se passou por deputadopara não ser expulso de plenário | Foto: Divulgação
Sem terno e gravata, o que é proibido noplenário das comissões, o cantor ocupou uma das cadeiras destinadas somente a deputados e, quando Feliciano ordenou aos policiais para conterem manifestantes, a segurança tentou retirar o cantor. Foi então que Nascimento, que usava camiseta vermelha e jaqueta jeans azul, sacou uma carteira do bolso e mostrou para os policiais.
A reportagem se aproximou do cantor e ele mostrou a carteira com o brasão da República, documento herdado de quando foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1999 e 2003. Filiado atualmente pelo PP, ele também foi vereador no Rio (1997-1999) e disputou vaga de deputado distrital em Brasília.
Nascimento afirmou ainda que era parlamentar licenciado. "Eu sou deputado, mas prefiro ficar viajando. Aí, eu deixo o suplente ficar quatro anos", disse, completando que pretendia retomar o suposto cargo porque "a coisa agora era diferente", em referência a Feliciano.
O cantor integrou o coro dos partidários de Feliciano. Ele segurou papel impresso no qual se lia "Fica Feliciano". Nascimento foi abordado por três policiais legislativos e, para todos, mostrou a carteira de ex-deputado como sendo atual.
Feliciano decide fechar reunião após protesto de manifestantes | Foto: Divulgação
Feliciano decide fechar reunião após protesto de manifestantes | Foto: Divulgação
Embora sua presença tenha sido comemorada por integrantes da bancada evangélica que o abraçaram em plenário, apesar da presença irregular do cantor, houve ponderação do deputado Pastor Eurico (PSB-PE) quando questionado sobre Nascimento. "Se ele esteve no plenário, foi errado. Ele é ex-deputado e não pode", afirmou.
A sessão de hoje Comissão de Direitos Humanos e Minorias teve de ser fechada , a pedido de Feliciano, após embate entre manifestantes. Os integrantes do grupo de trabalho mudou de plenário, no qual apenas deputados, servidores e jornalistas podiam entrar. Apesar da proibição aos demais interessados, um grupo de pastores pôde entrar com aval de parlamentares .
Os religiosos participam, em Brasília, da 41º Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Feliciano recebeu uma moção de apoio da convenção, que escolhe amanhã o presidente nacional da Assembleia de Deus.


As infromações são de Nivaldo Souza, do iG