Rio -  Eles não têm a fama do Ronaldo Fenômeno, mas também estão acima do peso e dispostos a participar de uma espécie de ‘Medida Certa’ do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Treze ‘caveiras’ da tropa de elite da PM vão passar uma semana internados em regime de spa na Fazenda Marambaia, da corporação, na Zona Oeste, a partir de hoje.
No Rio, um treinamento recente do Bope ocorreu em simulação de resgate depois da inauguração do BRT | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
No Rio, um treinamento recente do Bope ocorreu em simulação de resgate depois da inauguração do BRT | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
São os primeiros integrantes do “Bope em Forma”, programa experimental da Seção de Saúde da unidade, conhecido internamente pela alcunha de ‘Fome Certa’, em referência ao ‘Medida Certa’ da TV.
Na fazenda, o grupo terá vida de quartel e será acompanhado por médico, nutricionista e equipe de Educação Física. “É um spa militar, com internato. Terão exercício, controle nutricional e boa noite de sono, que é importante. O toque de recolher será às 21h e a alvorada, às 6h”, avisa o coordenador da equipe de Saúde do Bope, major médico Humberto Jun, que acompanhará os policiais.
De segunda a sexta-feira, os ‘caveiras’ terão alimentação e horários controladíssimos e seis refeições por dia (café da manhã, colação, almoço, lanche, jantar e ceia). Nas principais, o cardápio terá muita salada, legumes, proteína e fibras; no café e lanches, leite e iogurte desnatados, pão integral, sucos pouco calóricos com adoçante e oleaginosas (castanhas, amêndoas).
Durante a jornada, não faltarão exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos, propostos pelos três sargentos de Educação Física: corridas, trilhas, natação, musculação, pilates e luta, usando ambientes de mata e praia disponíveis na fazenda da PM.
Toda a tropa de elite da PM será avaliada com fotos

O programa ‘Bope em Forma’ teve origem na segunda ‘Semana de Saúde’ da unidade, em março, quando há medições de gordura, peso, altura, índice de massa corporal, além de baterias de exames de sangue, pressão e eletrocardiograma, para os acima de 40 anos. Todos os 420 membros do batalhão são avaliados, com fotos.
O grupo, no qual há PMs com até 110kg, 120kg,tem idades entre 30 e 45 anos, em média, e assistiu a palestras de conscientização sobre complicações associadas à obesidade. Alguns sofrem com hipertensão e diabetes.
“Geralmente é o pessoal com mais idade. Todos têm ótima resistência, mas alguns têm dificuldade de perder peso e gordura localizada, o que aumenta o risco de colesterol alto e infarto”, explicou Jun.
No time enviado ao spa, há voluntários. “Alguns pediram para participar. Sentiam que estavam com dificuldade para emagrecer”, disse o comandante.
Reportagem de Raphael Gomide, do iG