Rio -  Entre escândalos, acusações e protestos, Nilo Figueiredo lançou sua candidatura a mais um mandato no comando da Portela, tendo o filho Nilo Figueiredo Junior como vice. Neste domingo, durante o almoço de lançamento de sua chapa ‘Portela Nossa Paixão’, na quadra da escola, em Madureira, o grupo de oposição ‘Portela Verdade’ — que tem Serginho Procópio como candidato a presidente e Marcos Falcon como vice — organizou carreata com 23 carros, 40 motos e um ônibus pelas ruas do bairro e do vizinho Oswaldo Cruz.

A eleição, marcada para 30 de maio, já acirra os ânimos de portelenses. Conforme publicado pelo ‘Informe do DIA’, sábado, integrantes da diretoria foram intimados a depor pelo delegado federal Victor Poubel. Os esclarecimentos cobrados são relativos à verba de R$ 500 mil repassada por empresa de biscoitos para a construção de um carro alegórico, que não chegou à Avenida porque não saiu do papel.
Manifestantes favoráveis ao candidato Serginho Procópio percorreram ruas de Madureira e Oswaldo Cruz | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Manifestantes favoráveis ao candidato Serginho Procópio percorreram ruas de Madureira e Oswaldo Cruz | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Durante o almoço da ‘Portela Nossa Paixão’, membros de torcidas organizadas da Azul e Branca foram para a porta da escola afim de protestar. Eles seguravam faixas e hostilizavam a atual administração de Nilo Figueiredo.
Outra investigação da Polícia Federal aponta para denúncia de que integrantes da escola foram obrigados a pagar pelo uso de ônibus cedidos de graça à Portela. “Não vou rebater essas críticas. Nos últimos anos, fomos nós que brigamos pelo dinheiro das escolas. Fizemos obras na quadra e investimos nos nossos jovens com projetos sociais”, defende-se o presidente Nilo.
Nilo Figueiredo tem o apoio de Tia Surica | Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Nilo Figueiredo tem o apoio de Tia Surica | Foto: Ricardo Almeida / Divulgação
Ao ser questionado sobre o uso de carro-pipa para suprir a falta de água na quadra em Madureira, Nilo diz tratar-se de uma economia. “A Cedae me cobra R$ 20 mil. Sai muito mais barato contratar um caminhão-pipa”, conta ele, sem revelar o valor do abastecimento.
O sambista Serginho Procópio contra-atacou: “Isso está denegrindo a imagem da Portela e do Carnaval do Rio. Já desfilamos até sem a velha-guarda e com nossa águia sem asas”, criticou o opositor.
Mangueira tem disputa acirrada
No aniversário da Mangueira, dia 28 de abril, será escolhido o novo presidente da Verde e Rosa. O deputado estadual Chiquinho da Mangueira, Percival Pires, Raymundo de Castro e José Sotério são os candidatos. Sotério, último a confirmar sua chapa, é o vice de Ivo Meirelles.
Duas vezes presidente da Mangueira, Percival defende ‘uma gestão com transparência, liberdade e o direito de ir e vir no grêmio’. Já Raymundo planeja ‘levantar o orgulho da Mangueira e melhorar a administração financeira da escola’.
Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, concorda que é ‘importante resgatar a autoestima dos mangueirenses, mas também se preocupa com com a infraestrutura da escola’.
“Quero reformar a quadra, que está destruída”, diz o deputado, que também é sócio benemérito da Portela, com direito a voto.