sexta-feira, 5 de abril de 2013

Coelho como bicho de estimação: cuidados Um coelhinho de estimação é um animal ideal para quem deseja ter ao lado uma companhia alegre, dócil e muito inteligente. Porém assim como qualquer outro ser vivo, este bichinho demanda por alguns cuidados especiais. Veja quais são:


Um coelhinho de estimação é sem dúvidas uma excelente companhia não só para os adultos, como também para as crianças, visto que este adorável bichinho além de muito inteligente, é extremamente dócil, alegre e vivaz. Por isso, para você que deseja adquirir um, é primordial conhecer alguns cuidadosao ter um coelho como animal de estimação, a fim de garantir uma vida tranquila e harmoniosa ao lado de seu pet. Saiba mais:
604515 Coelho como bicho de estimação cuidados Coelho como bicho de estimação: cuidadosVeja alguns cuidados necessários ao ter um coelho de estimação (Foto: Divulgação)

Cuidados com um coelho de estimação

O primeiro item a ser lembrado é que os coelhos são animais silvestres, de modo que eles não gostam de serem pegos no colo. Por isso, dê liberdade ao seu bichinho para que ele possa brincar pela casa todos os dias, e claro, de uma forma segura, longe dos fios e objetos que possam machuca-lo.
604515 Coelho como bicho de estimação cuidados 4 Coelho como bicho de estimação: cuidadosSolte o seu coelhinho pela casa para brincar, porém apenas em ambientes não perigosos (Foto: Divulgação)
Outro ponto importante é a alimentação. Um coelho de estimação, além de comer a ração peletizada para coelhos, também pode ingerir cenoura, beterraba, brócolis, rabanete, couve-flor e chicória. A proporção é sempre de 80% alimentos naturais para 20% de ração, visto que os coelhos são animais herbívoros e sua rotina deve ser o mais similar possível ao natural. Opte apenas por dar folhas uma vez por semana e devidamente higienizadas, para evitar alterações gástricas no bichinho.
Não dê alface ao seu coelho de estimação, pois além de tóxica, ela é capaz de provocar diarreia. Por fim, deixe à disposição do bichinho sempre água potável e fresca, com a higiene do bebedouro em dia.

Higienização da gaiola de um coelho

  
A higiene da gaiola deve ser efetuada diariamente. Assim como você lava seu prato depois de comer, lave no final do dia os comedouros e bebedouros, secando-os bem para que a ração não umedeça. Para forrar o ambiente de seu coelhinho utilize sempre serragem e jamais jornais, uma vez que a tintapresente contém chumbo e provoca câncer de pele. Lave também a bandeja duas vezes por semana com água e sabão de coco neutro, jamais utilizando produtos como cloro ou outros que podem provocar a intoxicação do seu novo amiguinho.
604515 Coelho como bicho de estimação cuidados 3 Coelho como bicho de estimação: cuidadosCoelhos são animais limpos, que somente precisam de banhos em casos especiais (Foto: Divulgação)
Os coelhos como bicho de estimação não necessitam de banho, porém em casos especiais você deve recorrer a um veterinário para que ele prescreva algum tipo específico de limpeza, o qual não ocasione danos à saúde ou o surgimento de fungos em sua pele. Entretanto, toda semana o coelhinho deve ser escovado, porém com uma escova macia para não machuca-lo.
Por fim, ame muito o seu companheirinho e dê a ele muito carinho e afeto.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: