Colômbia -  Ao contrário do que vem ocorrendo em vários países, como a França e o Uruguai, o Senado da Colômbia rejeitou ontem um projeto de lei sobre casamento gay. A proposta recebeu 17 votos a favor e 51 contra. Houve forte pressão da Igreja Católica para vetar o projeto no país.
Após a votação, houve protestos contra e a favor. Em junho, está prevista a aprovação de uma nova lei sobre o tema, pela qual casais do mesmo sexo poderão ir perante um notário ou juiz para formalizar relação contratual para formar família.
Um dia após o parlamento francês aprovar a lei que permite o casamento entre homossexuais e também a adoção de crianças por estes casais, o presidente  François Hollande afirmou que a nova lei “acompanha a evolução da sociedade rumo amais liberdade e mais igualdade”.
A aprovação veio após cinco meses e mais de 170 horas de debates no Senado e na Assembleia Nacional. Houve vários protestos contra a iniciativa, alguns violentos.
O apoio ao casamento gay foi promessa de campanha de Hollande, que em breve vai sancionar a lei. Só falta a aprovação do Conselho Constitucional, instituição perante a qual a oposição conservadora recorreu.