Paraná -  É grande a quantidade e diversidade de contrabando no Brasil. E parece que a lista de produtos ilegais está crescendo. O novo integrante é o tomate, que com o aumento recorde no preço está fazendo alguns consumidores de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, cruzar a fronteira para comprar o fruto na Argentina por um valor bem menor.
Foto: Reprodução
Moradores de Foz do Iguaçu cruzam a fronteira para comprar  fruto mais barato | Foto: Reprodução
Em algumas cidades brasileiras, o quilo passa de R$ 9. Nos supermercados argentinos, o consumidor paga menos da metade do valor que custa no Brasil. A alta no preço em todo o país que se deve por conta das chuvas que afetam as plantações.
No entanto, as autoridades do Brasil orientam para os riscos de transportar tomate, pois podem perder a carga. O chefe do Ministério da Agricultura Antônio Garcez, alerta que esse tomate não pode entrar porque não está sendo feita uma exportação, não tem certificado sanitário nacional e, em outras palavras, está sendo contrabandeado.
De acordo com o estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta segunda-feira, de 18 capitais pesquisadas, o tomate, no varejo, teve alta em 12 em março. Curitiba teve uma oscilação de 2,86%.
Foto: Reprodução Internet
Artigo de luxo: Alta no preço do tomate gera críticas e piadas na Internet | Foto: Reprodução Internet