Rio -  Tem comida na mesa e muito samba no pé. Para comemorar os 90 anos da Portela, a Feira das Yabás reúne neste domingo, a partir das 14h, mais de 5 mil pessoas em Oswaldo Cruz. No cardápio , o melhor da gastronomia, música e tradições da região — que também é berço da Azul e Branca. Enquanto as tias da escola oferecem delícias da culinária negra carioca em 16 barraquinhas (são pratos como caldo de mocotó e feijoada), o cardápio musical é servido em uma roda agitada por Nilze Carvalho, Monarco e Marquinhos de Oswaldo Cruz.
Roda de samba com Monarco | Foto: Divulgação
Roda de samba com Monarco | Foto: Divulgação
“Noventa anos é muito tempo de vida. Quantas instituições foram criadas nesse tempo todo e já não existem mais? A escola de samba, que é algo que o povo criou, está aí. E toda a riqueza dessa história e dessa região está na memória. O que a feira faz é uma oxigenação dessa memória, mantendo as tradições locais”, conta Marquinhos de Oswaldo Cruz, que organiza o evento.
O sambista ainda faz uma reverência a Monarco, um dos ícones da Portela. “Se eu pudesse tirar uma foto do samba, por exemplo, faria uma foto do Monarco. Ele é a personificação dá tradição: sempre conta histórias, passando todo esse legado para outras pessoas”, exalta.
E só entra na roda samba de raiz. “Mesmo quando recebemos convidados de outras praias, eles vêm cantar a música tradicional”, avisa Marquinhos, elegendo o ponto alto da feira: “O partido alto, no final, e a comida, é claro!”.
Serviço:
Praça Paulo Portela - Estrada do Portela s/nº, Oswaldo Cruz. Dom, a partir das 14h. As refeições custam em média R$ 15.