quinta-feira, 11 de abril de 2013

Como conversar sobre drogas com os filhos A droga é sem dúvida um problema de difícil cura, de modo que a melhor forma de lidar com o malefício é evitando um primeiro consumo. Por isso, veja a seguir como conversar sobre drogas com os filhos e assegure uma vida mais tranquila para o pequeno. Saiba mais:


Hoje em dia as drogas tem sido um grande problema entre os jovens. Dificilmente encontramos casos onde um jovem não teve contato com alguma substância, seja o álcool ou o cigarro, que são considerados drogas lícitas, como com outras substâncias mais pesadas e ilícitas.
O vício em si já é um elemento complexo e difícil de lidar, de modo que a melhor forma de trata-lo é sem dúvidas evitando. Por isso, para você que é pai ou mãe, veja a seguir como falar com os filhos sobre drogas e assegure um futuro bom e livre de preocupações ao jovem. Saiba mais:
607339 Como conversar sobre drogas com os filhos Como conversar sobre drogas com os filhosTire as dúvidas da criança para que ela não sofra com as drogas posteriormente (Foto: Divulgação)

Seja imparcial ao conversar sobre as drogas

Segundo os especialistas, a criança a partir dos 7 anos já possui uma compreensão suficiente para entender a respeito das drogas. Todavia, os pais devem estar psicologicamente preparados e saberem bem o que necessitam falar antes de convocar o pequeno para uma conversa.
607339 Como conversar sobre drogas com os filhos 2 Como conversar sobre drogas com os filhosUma criança a partir dos 7 anos de idade já está preparada para falar sobre drogas (Foto: Divulgação)
O primeiro passo é ser imparcial. Isto é, não fale que isso te magoa ou insira questões emocionais no meio e também é importante não citar a religião pois, ao decorrer do tempo, a criança pode rejeitar os ensinamentos, de modo que toda a moral religiosa ensinada não servirá para ela.
É interessante começar explicando de uma forma científica, isto é, dizendo o que é a droga, a razão pela qual as pessoas usam – que geralmente está associada a um trauma psicológico ou curiosidade – e a posterior dependência, visto que por ser uma substância química, o corpo pede por este elemento de forma deliberada.

Ressalte sobre os perigos da droga

  
Outro ponto importante para falar sobre drogas com os filhos é sobre as suas terríveis consequências. Explique que a droga causa alterações no cérebro, de modo que a pessoa que a usa não responde mais por si mesma e nem sequer percebe isso. O corpo começa a se acostumar com a química, de modo que um jovem pode chegar aos extremos, que é vender objetos, roubar e fazer de tudo para comprar e consumir mais e mais drogas.
607339 Como conversar sobre drogas com os filhos 3 Como conversar sobre drogas com os filhosMostre fotos de famosos que foram vítimas das drogas (Foto: Divulgação)
As drogas matam e matam um jovem muito cedo. Para ajudar na conversa, mostre fotos de famosos jovens que tinham uma vida inteira pela frente que, no entanto, deixaram-se levar pelas drogas. Exemplos são: Amy Winehouse, Kurt Cobain, Chorão do Charlie Brown Jr., Jimi Hendrix, Jim Morrison, Marilyn Monroe e uma vasta lista. Isto sem dúvidas é muito triste, porém é algo que marcará a criança, uma vez que com uma bela carreira, beleza e tudo o que alguém gostaria de ter, essas pessoas se envolveram com as drogas e deram um triste fim à si mesmas.

Evitando e solucionando o problema

Para finalizar uma conversa sobre drogas com os filhos, alerte sobre como começar pelas companhias que eles escolhem. Os amigos de escola fazem parte da infância e da adolescência, porém, alguns deles se envolvem com as drogas inevitavelmente. Explique para a criança ou para o jovem que nem todos os pais tem esta mesma conversa com seus filhos, de modo que os outros crescem sem saberem dos perigos que a droga causa.
607339 Como conversar sobre drogas com os filhos 4 Como conversar sobre drogas com os filhosOriente sobre as companhias escolhidas (Foto: Divulgação)
Por isso, alerte-o sempre para ficar atento aos amigos, visto que quando nos livramos de alguma companhia ruim e de tudo o que faz mal, sempre ganhamos amigos bons e coisas boas em dobro, de modo a termos uma vida mais feliz e consciente. Boa sorte!
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: