Rio -  Depois de três anos na Record, o grupo Hermes e Renato já pode voltar a falar palavrões e fazer piada com qualquer tema, sem restrições. De volta à MTV, onde foram revelados há 13 anos e reestreiam hoje, às 22h, os humoristas Fausto Fanti, Marco Antônio Alves, Adriano Silva e Felipe Torres tiveram momentos difíceis na emissora dos pastores da Igreja Universal, devido à falta de liberdade, mas encararam a experiência como positiva para o grupo.
Marco Antonio Alves e Fausto Fanti de Hermes e Renato | Foto: Divulgação
Marco Antonio Alves e Fausto Fanti de Hermes e Renato | Foto: Divulgação
“Para nós, a Record foi importante artisticamente, apesar de perdermos nossa liberdade. Quando fomos para lá, eu tinha 31 anos, não era mais criança. Sabia das limitações que enfrentaria. Não podíamos falar palavrão, o que faz parte do nosso tipo de humor. Mas fazíamos nossas esquetes com mais produção”, avalia Fausto Fanti, o Renato.
Na Record, o Hermes e Renato virou uma das atrações do programa ‘Legendários’ e passou a se chamar Banana Mecânica. A troca de nome causou estranhamento nos fãs que acompanhavam os humoristas na MTV até 2009. “Muita gente nos acusou de mercenários, de sair de uma TV pequena e ir para uma emissora grande para ficarmos milionários. O que ninguém sabe é que a MTV chegou a cobrir a proposta da Record. Só que achávamos que tínhamos que mudar”, diz Fausto.
Em sua reestreia na MTV, o Hermes e Renato — formado há 20 anos em Petrópolis — irá ao ar sempre às quintas, às 22h. A primeira temporada terá dez episódios inéditos, seguindo o formato de esquetes e trazendo personagens clássicos como Palhaço Gozo, Joselito, Boça e Padre Gato. Uma das novidades é o quadro ‘Os Três Carecas’, sátira a ‘Os Três Patetas’. “Já tínhamos intenção de voltar há um ano, mas cumprimos o contrato com a Record até fevereiro. Os boatos sobre o fechamento da MTV não influenciaram a nossa decisão”, garante o humorista.