Rio -  Entre idosos, o risco de morte por dengue é 12 vezes maior do que em outras faixas etárias, informou ontem o Ministério da Saúde. Dos 132 óbitos registrados em todo o país este ano, até março, 42% foram de indivíduos com mais de 60 anos.
O Polo de Dengue do Maracanã, inaugurado ontem, funciona 24h | Foto: Divulgação
O Polo de Dengue do Maracanã funciona 24h | Foto: Divulgação
As causas não estão completamente esclarecidas, mas podem ser relacionadas à maior prevalência entre os idosos de doenças crônicas, como problemas cardíacos e diabetes, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa.
Com suspeita da doença, a a professora universitária Daise Mancebo, 60 anos, passou a tarde de ontem na UPA da Tijuca e foi obrigada a faltar trabalho por causa das dores no corpo. A moradora de Vila Isabel suspeita que haja focos do mosquito da dengue numterreno abandonado. Já a aposentada Janet de Oliveira Santos, 75, que está com a doença, teve os sintomas agravados, porque já sofre com baixa quantidade de plaquetas no sangue. “Senti muita dor e cansaço. Minha médica disse que era por isso que minha recuperação estava demorando”, declara.