Rio -  Com a participação de dezenas de lojas de comércio eletrônico, ocorre hoje o “Dia do Frete Grátis”, iniciativa que prevê a isenção da tarifa de entrega de mercadoria durante as 24 horas desta sexta-feira. Mesmo atraente para quem pretende adquirir produtos com volume e peso maiores, o consumidor deve ficar atento a outras questões para não pagar o preço da gratuidade na entrega.
e acordo com a Associação de Consumidores Proteste, a data exige cautela redobrada quanto ao prazo de entrega anunciado pelo site na hora da compra, assim como as condições gerais da contratação do serviço. “O descumprimento dos prazos de envio e a entrega de produtos com defeito causam dores de cabeça, principalmente nos períodos em que as lojas estão sobrecarregadas de pedidos. Se isso acontecer, o consumidor pode acertar uma nova data ou cancelar a compra”, alerta a entidade.
Além disso, em caso de problema na entrega, o consumidor não deve aceitar qualquer argumento. “O site de compras não pode empurrar a responsabilidade pelo atraso ou extravio de um produto para a transportadora. Mesmo terceirizando o serviço, ela também responde pela entrega”, acrescenta a Proteste, em nota.
Por fim, o consumidor não deve se esquecer de checar a confiabilidade do site e as avaliações de outros usuários antes de clicar em ‘comprar’.