Rio -  A presidenta Dilma Rousseff se divertiu ontem ao som da caxirola. O instrumento, criado pelo músico Carlinho Brown para animar os jogos da Copa de 2014, foi apresentado ontem numa cerimônia informal em que foi aberta a exposição ‘O olhar que ouve’, que reúne no Palácio do Planalto pinturas e instalações do artista baiano. Ao fim do evento, o tom ficou sério. Dilma negou, em entrevista, que esteja em clima de campanha pela reeleição.
“Sabe por que eu não estou em campanha? Porque eu tenho a obrigação, durante 24 horas por dia, de dirigir o Brasil. É impossível qualquer desvio dessa rota. Talvez a única pessoa que não tem interesse nenhum em discutir o processo eleitoral na metade de seu governo seja eu”, disparou.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A presidenta também voltou a falar sobre os “pessimistas” que “torcem contra o Brasil”. Questionada se o provável adversário em 2014, o tucano Aécio Neves, é um dos que torcem contra o país, ela respondeu: “Não perguntei para ele”.
Mais à vontade para falar da caxirola, Dilma se empolgou. “Eu acredito que a caxirola faz parte não só do futebol, mas da imensa capacidade do nosso país de fazer um instrumento muito mais bonito que a vuvuzela”, disse, lembrando da corneta usada pelos torcedores na Copa da África do Sul, em 2010.
Mais cedo, em sua coluna semanal, Dilma informou que mês que vem o governo iniciará megaoperação militar para vigiar 16 mil km de fronteiras. O objetivo é garantir a segurança nacional durante a Copa das Confederações, que começa dia 15 de junho.