Rio -  Cada vez mais perto do tão esperado processo eleitoral na Mangueira, que acontecerá no dia 28 deste mês, o atual presidente Ivo Meirelles resolveu quebrar o silêncio sobre os últimos acontecimentos. Em publicação feita na tarde desta quinta-feira, em seu blog pessoal, o mandatário questionou as críticas feitas à sua equipe durante os anos na presidência da Verde e Rosa.

Durante a publicação, Ivo mencionou outros momentos críticos vivenciados pela escola, antes mesmo dele ter ingressado na presidência da agremiação. A palavra mais utilizada pelo sambista durante o desabafo foi justamente a mesma utilizada no título da postagem: "Incompetentes", além do marcante apelo feito no fim do texto: "Me deixem em paz".
Ivo decidiu não se candidatar a reeleição na escola, que tem como concorrentes ao cargo de presidente Chiquinho da Mangueira, Percival Pires, Raymundo de Castro e José Sotério.
Ivo desabafou sobre críticas recebidas | Foto: Divulgação
Ivo desabafou sobre críticas recebidas | Foto: Divulgação
Confira, na íntegra, a publicação de Ivo:

  "Tenho observado calado, nesta reta final o processo “eleitoral/judiciário” na Mangueira. Não venho querendo me pronunciar, porque tudo que envolve meu nome toma um caminho diferente... Mas pera lá! Parece que antes de eu me tornar presidente da Mangueira, as coisas por lá estavam perfeitas. Parece que ao assumir, eu “esculhambei” com tudo. Tem reunião de candidato que só faz meter o pau na minha administração, nos chamando de incompetentes. Por que não ganhamos carnaval? Então houve muitas administrações incompetentes, antes da minha!  Vamos eliminar os anos em que a Mangueira ganhou seus carnavais e teremos que meter o pau no passado de muita gente, que ainda está por aí. Não vou nem citar os carnavais pífios da Mangueira que já presenciei (e desfilei).... Mas daí, chamar aquelas equipes de “um bando de INCOMPETENTES”? Pô, segurei uma onda que eu gostaria de ver essa turma segurar! Chegaram a dizer que a dívida da Mangueira beira os 12 milhões. BELEZA! Mas e quando assumi, a Escola? Alguém lembra que existia  altas dívidas com o BRADESCO, CEDAE, INSS e com vários fornecedores? Que não tínhamos, mestre sala, porta bandeira e carnavalesco? Que a bateria era uma das piores do carnaval do Rio? As pessoas precisam ter a coragem (a palavra correta seria honestidade) de falar que “O Ivo herdou isso e não conseguiu quitar”
Mas meter o pau no “Ivo” virou moda, nesses últimos dois anos. O Presidente da Liesa é testemunha (e foi interlocutor) de que quitei uma dívida altíssima, com o BRADESCO, que vinha numa bola de neve crescente, desde 2002.
Gostam de dizer que "Entendo de carnaval mas sou péssimo administrador". Até meu vice presidente, que saiu candidato na última hora, adotou esse discurso... E quem dessa turma toda é bom o suficiente pra afirmar que é "o bom" nisso tudo? Caramba, alguns ex-presidentes ficaram chateados por eu ter exposto, na revista de 2012, as inadimplências com a LEI ROUANET... Chegaram até a abrir processo contra mim. Mas tá lá! A inadimplência existe, é de verdade e não fui eu quem fez! Numa tentativa de “apaziguar” os ânimos eu não pus lenha na fogueira quando deixamos de receber um milhão do Governo do Estado, no carnaval que passou, por existirem INADIMPLENCIAS, também, com a Secretaria de Cultura por conta de projetos de ICMS.
O assunto veio a público, e NINGUÉM chamou esse ou aquele presidente de INCOMPETENTE, por não ter prestado conta dos referidos projetos. Dos treze projetos inadimplentes de ICMS, eu, o INCOMPETENTE regularizou ONZE... Todas essas quitações se deram no ano de 2012, com a minha equipe de INCOMPETENTES! Tenho, comigo,  cópia de TODAS as notificações que a Mangueira recebeu pelas inadimplências e também tenho comigo, as cópias das que consegui regularizar...
E não conseguimos colocar a Mangueira mais luxuosa é porque sempre fizemos um carnaval pagando por dois... Parem pra analisar friamente e aproveitem para fazer um exercício de consciência. Todos os envolvidos, no processo eleitoral da Mangueira, já cometeram seu erros.
Portanto, já está na hora de parar de querer crescer batendo em mim, pois NÃO SOU CANDIDATO A REELEIÇÃO! E só não sou pra não ver a situação da Escola piorar, pois toda ação gera reações e... Bem! Sobre o estatuto da Mangueira, que não fui eu quem fiz e também NUNCA fiz nenhuma revisão, tenho pena, pois está sendo pisoteado feito titica de galinha... É isso que deveria ser discutido. Tenho mais de 35 anos de contribuição ininterrupta. NUNCA deixei de pagar, até porque algumas administrações me barrariam de entrar na quadra ou me excluiriam do quadro social... Mas o que tá acontecendo, realmente, é “sobrenatural”...
E tem muito INCOMPETENTE feliz com isso! A Mangueira perdeu, ao longo dos anos, muito da sua riqueza e história. Se foram, TIO JAIR, CARTOLA, ZICA, NEUMA, BABAÚ, JUVENAL LOPES, IVAN MEIRELLES, TINGUINHA, JAMELÃO, DELEGADO, NEIDE, DJALMA DOS SANTOS, WALDEMIRO, MOCINHA, PADEIRINHO, PRETO RICO, XANGÔ, ZAGAIA, TIA ZÉLIA, PELADO, DIRCEU, JURANDIR, TELINHO, GERALDO DAS NEVES, ROBERTO PAULINO, ALUISIO DO VIOLÃO e muitos outros. Sabe o que é chato constatar? Que não está havendo peça de reposição, por que a vaidade das pessoas não tem permitido...
Um salve, aos INCOMPETENTES, e como dizia a letra de um samba de terreiro de autoria do meu falecido pai, IVAN MEIRELLES,  “ME DEIXEM EM PAZ”"