Rio -  Mais do que nunca, a ordem é gastar sola de sapato para economizar nas ofertas do dia e promover a substituição de produtos na hora de fazer as compras no mercado. Comprar produtos da marca própria do mercado pode ter redução no preço de até 50%.
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Foto: André Mourão / Agência O Dia
Só assim, a dona de casa vai driblar a alta dos preços principalmente no segmento de hiper e supermercados que, conforme o IBGE, registrou em fevereiro inflação de 13,9%, no acumulado de 12 meses. O indicador ficou bem acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 6,59%, divulgado pelo instituto na quarta-feira.
É o que faz a publicitária Marianne Assis, 26 anos, para fugir dos preços altos. “Está tudo muito caro. A melhor forma de economizar ainda é pesquisar preços. Meu avô sempre fica de olho nos encartes de supermercado e nos anúncios de jornais e me avisa quais são melhores lugares para comprar”, ensina.
Presidente do Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas (CPDV), Diego Maia enfatiza que a pesquisa ainda é o melhor recurso para combater a inflação dos alimentos. Segundo ele, comparar preços, pode fazer toda a diferença.  “Como é um movimento sazonal, também é recomendável dividir as compras por períodos menores, não apenas mensal ou quinzenal”, explica.
Diretor-técnico da Emater-Rio, Ricardo Mansur diz que a tendência é haver redução de preços dos alimentos, principalmente do tomate, apontado como o vilão da temporada. “A gangorra acontece, devido a uma série de fatores. O clima vai melhorar, e a tendência é de queda”.
Membro da Associação Brasileira de Nutrologia, José Alexandre Portinho afirma que o momento é de criatividade na cozinha. Segundo ele, o consumidor deve aproveitar as ofertas do dia de hortifruti, substituindo os mais caros pelos mais baratos. “Usar a maçã ou o molho branco no lugar do tomate”, aconselha o nutricionista.
Pesquisa pode ajudar na economia
O corretor de imóveis Americano Holtz, 48 anos, conta que para conseguir o menor preço chega a percorrer até três mercados diferentes em um mesmo dia. “Me dou ao trabalho de pesquisar, pois tem lugares que anunciam preços mais baixos, mas oferecem produtos de qualidade inferior”, explica. Além disso, Americano procura fazer compras nos dias específicos para determinados alimentos, quando os preços desses produtos são menores. Ontem, ele foi ao mercado com a família especialmente para comprar carne. “Já garanti o churrasco do fim de semana”, disse.
10 DICAS PARA GASTAR MENOS
PROMOÇÃO DO DIA
Gerente geral comercial da rede SuperPrix, Maurício Perrota diz que as redes têm dias na semana para promoção de produtos: quinta é o dia da carne ...

MARCA PRÓPRIA
Produtos da marca própria da rede tem preços mais em conta, como Taeq e Qualitá, do Extra.

ATACAREJO
Outra dica é comprar em quantidade maior com preço de atacado ou desconto.
CARTÃO DE DESCONTO
Utilizar cartão próprio da rede pode gerar economia de 10% a 15%.

OUTRAS ESTRATÉGIAS
Fazer lista de compras.
Não levar crianças.
Usar a cobertura de ofertas entre as redes apresentando encartes.
Evitar de ir ao mercado de estomago vazio.
Ir ao mercado mais de uma vez na semana.
Definir quanto gastará no mercado. Assim se evita comprar além da conta.