Uruguai - Sem saber que seu microfone estava aberto, o presidente do Uruguai, José Mujica , foi flagrado falado mal da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, durante uma coletiva na uruguaia Sarandí Grande, Florida, informou o jornal argentino La Nación.
Foto: EFE
Foto: EFE
"Essa velha é pior que o caolho", disse Mujica comparando Cristina a seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), morto em 2010 . "O caolho era mais político, essa é teimosa", continuou dizendo sem se dar conta da transmissão ao vivo.
De acordo com o diário El Observador, "o presidente não percebeu que osmicrofones estavam abertos" enquanto dialogava com o prefeito de Florida, Carlos Enciso, sobre as relações com os governos de Argentina e Brasil e que "a frase foi ouvida na transmissão ao vivo via satélite feita pelo site da presidência da República".
No diálogo com Enciso, o líder uruguaio havia indicado que, "para conseguir algo com a Argentina", antes era necessário dialogar com o Brasil. Ele terminou sua explicação sobre as relações com os países vizinhos com a frase: "Essa velha é pior que o caolho."
Minutos depois do vazamento, o episódio de Mujica eram comparadas nas redes sociais a uma situação similar que aconteceu com o ex-presidente Jorge Batlle (2000 a 2005), que acabou viajando a Buenos Aires para pedir desculpas.
Em 30 de maio de 2002, Batlle disse a jornalistas estrangeiros em uma entrevista transmitida pela TV: "Os argentinos são um bando de ladrões, do primeiro ao último." Na época, discutiu-se se a declaração fazia parte da entrevista ou se havia sido um comentário off the record captado pela câmera que ficou ligada.
Batlle se desculpou em público e pessoalmente com o então presidente argentino, Eduardo Duhalde (2002-2003). No ano passado, explicou sua atitude: "Por que fui pedir perdão? Por uma razão muito simples. Não era um cidadão, era o presidente da República, os 3 milhões de uruguaios poderiam sofrer enormemente por um sentimento de raiva meu."

As informações são do iG