Estados Unidos -  Os Estados Unidos indicaram que vão reforçar o esquema de segurança para a Coreia do Sul e o Japão em caso de ataques da Coreia do Norte. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que o governo norte-americano defenderá e protegerá os aliados sul-coreano e japonês de uma ameaça nuclear.
Kerry concedeu entrevista acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se. “É uma retórica inaceitável desenvolvida pelo governo norte-coreano durante os últimos dias”, ressaltou o norte-americano.
“Os Estados Unidos não aceitarão que a Coreia do Norte seja uma potência nuclear”, disse Kerry. “Os Estados Unidos vão fazer o que for necessário para se defender e defender os seus aliados, a Coreia [do Sul] e o Japão”.
A Coreia do Norte agravou suas divergências com a comunidade internacional aoanunciar a intenção de reativar um reator nuclear, parado em 2007. Paralelamente, o governo dos Estados Unidos anunciou o envio para a Península Coreana de dois navios de guerra - Decatur e John McCain.
As informações são da Agência Brasil