Rio -  A disciplina e a persistência usadas na vitoriosa carreira de atleta estão sendo postas à prova num novo desafio na vida da líbero Fabi. Desde fevereiro, a bicampeã olímpica tem conciliado treinos e jogos pela Unilever com aulas da faculdade deAdministração a distância.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Fabi concilia rotina de jogadora com estudos | Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
“Assim que eu cheguei dos Jogos Olímpicos, falei que precisava fazer algumas coisas, pensando na continuidade da minha carreira e motivada pela Amandinha, vendo ela se formar”, contou Fabi, referindo-se à ponteira Amanda, companheira de equipe na Unilever e formada em Administração.

Caloura na faculdade, Fabi logo percebeu que é preciso muito comprometimento para fazer o curso a distância.

“Vi que é muito complicado. Se você não tiver uma disciplina maior do que a de uma atleta, não consegue acompanhar”, explica.

Na faculdade a distância, Fabi troca informações dentro de um fórum e já foi reconhecida por outros alunos: “Já me perguntaram se eu sou a jogadora de vôlei. Eu me apresentei só como Fabi, nem coloquei foto, mas as pessoas já ouviram falar”.

Aos 18 anos, Fabi chegou a ingressar na faculdade de Educação Física, mas acabou não seguindo no curso. Agora, 15 anos depois, a líbero admite que não é fácil voltar aos estudos.

“Essa persistência de atleta tem me ajudado. Se não for assim, na primeira matéria que você não entende diz que não quer mais ver aquilo”, ressalta a bicampeã olímpica.

Disputando a Superliga, Fabi diz que também arrumou um tempinho para estudar durante as viagens pela Unilever na competição.

“Entre os vídeos do time adversário e um cálculo de matemática, dá para deitar e dormir sem nenhuma dúvida de que você vai ter sono naquela hora”, brinca a líbero.

Sem ainda ter definido até quando seguirá nas quadras, ela se mostra preocupada em se preparar para a aposentadoria.

“Quando eu parar de jogar vôlei, vou estar velha para o esporte, mas muito nova para um outro campo de trabalho. Eu tenho que trabalhar”, explica.

Os estudos de Fabi incluem ainda aulas de Inglês, às segundas e às quartas.

“Dá para fazer. Eu almoço rapidinho, vou no curso e volto. Ainda dá para descansar à tarde”, garante Fabi.

Líbero se prepara para outra final com Osasco

Nas quadras, Fabi disputará mais uma final de Superliga pela Unilever. Pela nona vez consecutiva, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho decidirá o título com o Sollys/Nestlé, de Osasco, domingo, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

“Esse clássico tem vários fatores diferentes, não só pela história, mas por ter jogadoras de Seleção dos dois lados e técnicos de nome”, diz Fabi, referindo-se a Luizomar de Moura, comandante do Osasco, e Bernardinho, seu treinador na Unilever.

“É um clássico que está entre os maiores do vôlei mundial”, completa.

Defendendo a Unilever desde 2005, Fabi conquistou cinco dos sete títulos da Superliga da equipe carioca. Na atual edição, o time do Rio terminou em primeiro lugar na fase classificatória. Ao todo, foram duas derrotas em 22 partidas.