Rio -  A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) abre a partir de hoje quase 30 mil vagas de cursos de qualificação profissional em 94 unidades espalhadas por todo o estado. A novidade, nesta segunda etapa, fica por conta das 3.832 oportunidadesdestinadas às comunidades pacificadas do Rio, com a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Foto: Divulgação
Após participar do curso de qualificação da Faetec em 2010, Bernardo Garcez, 54 anos, conseguiu voltar para o mercado de trabalho e hoje gerencia uma padaria na Zona Oeste | Foto: Divulgação
Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, a fundação oferece os cursos gratuitamente. Na Baixada Fluminense são, ao todo, 6.048 vagas.
No Rio, serão 9.770 chances. Os interessados têm até o próximo dia 23 de abril para se candidatar às chances, que chegam em um momento que o mercado de trabalho busca por mão de obra mais capacitada.
“Diversas áreas estão em alta e com muito demanda por profissionais. O nosso foco, desta vez, é qualificar os jovens das comunidades pacificadas para atender esta necessidade cada dia maior”, destaca Gustavo Tutuca, secretário estadual de Ciência e Tecnologia.
DIVERSIFICAÇÃO
Os cursos contemplam áreas de moda, beleza, hotelaria, construção civil e informática que, uma das mais concorridas, acumula 50% das vagas. Além disso, os alunos terão a oportunidade de se matricular no curso de inglês — novidade na preparação para grandes eventos no Rio.
“Com a chegada de grandes eventos como a Copa das Confederações, em junho, o fluxo de turismo estrangeiro aumenta, por isso, a intensa preparação”, explica Tutuca.
Aos 54 anos e depois de participar dos cursos de qualificação em confeitaria e panificação, Bernardo Garcez, hoje, é gerente de padaria em Bangu, na Zona Oeste da capital. “Vou fazer o curso de inglês para crescer ainda mais na profissão”, ressalta.