Rio -  Clássico revestido de pop ou pop com cara de clássico? É difícil definir a música de André Rieu, violinista holandês que alcançou recordes de venda no mundo — só no Brasil, 1,1 milhão de CDs e DVDs foram vendidos. Em turnê mundial, ele chega ao Rio amanhã, em apresentações que vão até domingo, no HSBC Arena (às 21h, de quinta a sábado, e às 19h no domingo), com ingressos entre R$ 140 e R$ 600.
Os shows têm a companhia da Orquestra Johann Strauss, criada pelo músico em 1987. No palco, além do som clássico, o público acompanha um espetáculo visual com os efeitos e luzes do telão. “Eu sempre odiei o jeito que a música clássica era geralmente apresentada. Gosto que o público se sinta feliz, que se mexa com as valsas ou marque o ritmo com os pés, se quiser”, explicou André, que cresceu  entre a música erudita, já que o pai era maestro profissional.
Com a Orquestra Johann Strauss, Rieu vendeu mais de 30 milhões de CDs e DVDs | Foto: Divulgação
Com a Orquestra Johann Strauss, Rieu vendeu mais de 30 milhões de CDs e DVDs | Foto: Divulgação
Homenagem à valsa, o programa do show — que leva o mesmo nome do álbum criado em parceria com o ator Anthony Hopkins (‘The Waltz Goes On’) — também inclui melodias românticas, canções populares e trilhas sonoras de filmes famosos.
No ano passado, o músico esteve pela primeira vez a trabalho no Brasil, em São Paulo. “O público brasileiro foi incrível. Na primeira nota, pudemos sentir o entusiasmo”, elogiou. Em entrevista ao DIA o músico revelou que conheceu o Rio quando ainda era jovem, em viagem turística. “Tenho memórias maravilhosas desse tempo. Eu amo o samba. Achei a música encantadora, assim como também eram as garotas de Copacabana”, brincou.
Há alguns meses, Rieu se aventura no aprendizado da língua portuguesa. Para quem sabe latim, grego, inglês, francês, alemão e (ufa!) espanhol, pode parecer mais simples. Mas ele logo pondera: “Não está nada fácil!”. Perguntado se haverá músicas brasileiras no repertório, André Rieu faz mistério. “O público deve esperar muitas surpresas”, resume.