Afinal, o que foi o ‘BBB’? Por pura falta de assunto, a Rede Globo repetiu mais uma vez a fórmula atraente do romance de George Orwell, sexualizando e instigando o voyeurismo sobre as pessoas confinadas. Aquela olhada no buraco da fechadura! Nesse caminho, vende a intimidade alheia como produto. Instiga a fofoca, constrói ciladas e capta o tempo do telespectador formando torcidas a favor ou contra seus participantes. Não bastando, também envolve familiares e amigos relacionados em situações melodramáticas, coloca o público dentro da ‘casa’, transforma corpos bonitos em ídolos e ideais de vida. Virar celebridade no ‘Big Brother Brasil’ é o futuro de muitos brasileiros capturados pela onda dos reality shows. Querem ter os 15 minutos de fama que Andy Warhol previu.
Quem vence o jogo? O mau caratismo, o melhor corpo, quem mais chora, quem mais sabe jogar. Mas o que significa, neste caso, saber jogar? É preciso se confrontar e se relacionar com todos, fazer intrigas e acordos dos mais sórdidos. Mas tem punição, e lá está o famoso paredão, a oportunidade do povo amar, odiar pessoas e eliminá-las sempre. E, sim! Tem edição, tem manipulação, controle! Nesse movimento, elegem alguém para projetar sua admiração, inveja e raiva. E agora que você já sabe disso tudo, ainda vai dar aquela espiadinha? E a vergonha de saber o que está fazendo e o que fazem de você?
Vai perder a graça? Com certeza que não. A velha curiosidade pela vida alheia ainda domina, instiga noites de fantasias com os participantes e povoa sonhos. Se a vida é um circo, o reality show é o coliseu dos nossos dias, comandado por Bial, o verdadeiro Big Brother de “1984”. Ao contrário do que pensam, não está dispensando seu talento de repórter, está inserido no contemporâneo, no maior fenômeno de faturamento da TV. Vai ficar na história da TV, mas não como o jornalista de outros tempos. Alguém ainda se lembra de alguma importante matéria dele? Ele é, como dizem por aí, o gato, o lindo da tela! Pedro miau!
Mas aguardemos o próximo, que, imagino, será mais apimentado. Só falta mesmo sexo ao vivo. Quem sabe em horário especial? É hard core!
Psicanalista