Rio -  Nos palcos, ela faz a diversão da criançada. Mas, nos bastidores, a Galinha Pintadinha se vê envolvida numa verdadeira rinha judicial. De um lado do ringue está a personagem desenvolvida pelos publicitários Juliano Prado e Marcos Luporini, que contabiliza mais de um milhão de DVDs vendidos e 200 produtos licenciados com a imagem da ave.
Briga de galo | Foto: Divulgação
Briga de galo | Foto: Divulgação
Do outro, a do produtor teatral Benedito Maciel, cujo musical é acusado de plágio pelos concorrentes. Maciel, porém, comemora duas vitórias recentes na Justiça de São Paulo eBelo Horizonte, e se prepara para o contra-ataque. Quer indenização por danos morais e planeja disputar o mercado lançando produtos a preços populares. “O personagem é de domínio público. Eles fizeram uma grande perseguição com a gente, enviando notificação para os teatros, afirmando que a gente não podia se apresentar. Foi muito degradante”, dispara Maciel.
Procurado por O DIA, Marcos Luporini foi sintético: “A gente não vai se pronunciar a respeito de pirataria”. Na última sexta-feira, a 10ª Câmara de Direito Privado de São Paulo cassou liminar favorável à Chaim Produções — produtora do musical idealizado pela dupla de publicitários. Já a 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias de Belo Horizonte negou, em fevereiro, outro pedido de liminar de Prado e Luporini. No documento, a juíza Rosimere das Graças do Couto conclui que a personagem “é de domínio público, podendo ser utilizada em qualquer evento ou situação”.
Com as decisões, Maciel pode voltar a apresentar o espetáculo sob o título ‘Dudinha e a Galinha Pintadinha’. Antes, teve que trocar para ‘Dudinha e as Galinhas Mais Amadas do Brasil’. Ele diz que sua Galinha não é imitação. “Meu avô me ensinou que deveria copiar apenas coisas boas”, ironiza.
Tem mais: ele avisa que a briga terá outros rounds. “Queremos indenização por danos morais. E vamos lançar todos os produtos: bonecos, CD... Tudo a preço popular”. Em entrevista à revista ‘Veja’ no início do ano, Marcos Luporini reconheceu que a personagem é de domínio público, mas argumentou: “(...) a caracterização é criação nossa. Maciel pode ter a galinha dele. Mas com uma cor diferente e com outro jeito”. Maciel rebate: “Quem criou a galinha com pintinha azul foi o Caldo Maggi, nos anos 80. Depois, no ‘Programa do Gugu’, em 1988, já tinha uma galinha que dançava a dança da galinha azul. Não é criação deles”.