Rio -  Uma série de quatro reportagens especiais vai celebrar este mês os 40 anos do ‘Globo Repórter’, um dos mais antigos da Globo. Com apresentação de Sérgio Chapelin, a primeira edição comemorativa vai ao ar hoje, às 22h20, mostrando a viagem da repórter Glória Maria a um dos poucos países que ela ainda não havia visitado: o Vietnã.
Jornalista se diverte durante gravação | Foto: Divulgação
Jornalista se diverte durante gravação | Foto: Divulgação
“É um país em transformação, que deixou o sofrimento com as longas guerras para trás. O Vietnã de hoje tem uma das economias de crescimento mais rápido da Ásia e quer se tornar uma nação desenvolvida em 2020”, diz a jornalista, que já rodou o mundo a trabalho.
A aventura de Glória Maria começa em Halong Bay, conhecida como ‘a baía do dragão que desce’, eleita uma das sete novas maravilhas da natureza. A jornalista visita as vilas e mercados flutuantes para mostrar como é a rotina das famílias que vivem e trabalhamsobre a água.
No passeio aos túneis de Cu Chi, o programa mostra as estratégias usadas pelo Vietnã do Norte durante os períodos de guerra. O local era usado como esconderijo dos soldados e para a preparação de armadilhas contra os inimigos americanos.
As cavernas do Parque Nacional de Phong Nha-ke Bang, uma das maiores do mundo, também fazem parte do roteiro turístico. Glória Maria visita ainda os brasileiros que ganham muito dinheiro e fazem sucesso por lá: são jogadores de futebol que viraram ídolos dos times vietnamitas.