Rio -  Estão abertas as inscrições para alunos do Ensino Médio interessados em participar do “PUC por um dia”, que acontece no dia 19 de abril, das 8h às 17h, no campus Gávea da universidade.
Tradicional evento da PUC-Rio — e totalmente gratuito — a 11ª edição reforça a iniciativa de trazer pais, professores e estudantes para conhecerem de perto todos os departamentos, bibliotecas, laboratórios e demais órgãos acadêmicos da PUC-Rio. A ideia é tornar ainda mais transparentes as atividades realizadas pela universidade para que os estudantes estejam prontos para escolher sua profissão de forma consciente.
As inscrições devem ser feitas individualmente pelos estudantes e professores através do site http://www.puc-rio.br/diapuc, que também traz a programação completa do evento.
Ensino, pesquisa, inovação e empreendedorismo estão presentes no dia a dia da PUC-Rio e o contato direto com pesquisadores de diferentes áreas torna o “PUC por um dia” um evento rico em conteúdo e informação. Para este ano, são esperados sete mil
alunos e 400 professores.
“Esta iniciativa já é reconhecida no meio educacional como uma excelente oportunidade de esclarecimento para
alunos que queiram conhecer melhor cada carreira e, assim, decidir o que prestar no Vestibular 2013”, declara Carmen Fagundes, coordenadora administrativa do Decanato do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e responsável pelo evento, lembrando que cerca de 68 mil alunos e dois mil professores de escolas públicas e particulares já participaram desde primeira edição, em 2004. 
No “PUC por um Dia” deste ano, diversos estandes estarão montados com experiências, projetos e protótipos criados por estudantes da PUC que serão apresentados aos alunos, além da opção de participar de workshops e palestras ao longo do dia.
Arquitetura e Urbanismo, dez Engenharias do CTC/PUC-Rio, Comunicação Social, Informática, Artes & Design, Física, Matemática, Química, Educação, Filosofia, Letras, Artes Cênicas, Psicologia, Teologia, Administração, Direito, Economia, Geografia,
História, Instituto de Relações Internacionais, Serviço Social, Sociologia e Política são alguns dos cursos presentes no evento.
Os visitantes terão acesso, por exemplo, ao ambiente exclusivo no qual estarão expostos diversos trabalhos dos calouros e dos aeromodelos projetados e construídos pela Equipe AeroRio, campeã nacional da competição SAE BRASIL de AeroDesign 2012 e premiada como o melhor projeto na competição internacional SAE AeroDesign East 2013.
Outros atrativos são a palestra “Engenharia em Nanotecnologia: A Tecnologia do Século 21”, na qual os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre esta nova e promissora área da Engenharia e a visita ao Laboratório de Robótica, onde são criados diversos robôs da Equipe RioBotz que participam de competições estudantis nacionais e internacionais.
Na área de Design, os participantes terão um bate-papo com a equipe do N.A.D.A – Núcleo de Arte Digital e Inovação da PUC-Rio, onde serão apresentados diversos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de alunos, relacionadas a artes sequenciais, animação e histórias em quadrinhos.
Outra novidade será um debate sobre os casos Bruno e Isabella Nardoni, dirigido por Otávio Bravo, Promotor da Justiça Militar e professor da PUC-Rio. Além disso, o curso de Psicologia disponibilizará um workshop interativo, no qual serão apresentados diferentes instrumentos de avaliação psicológica