Rio -  Contribuintes individuais do INSS, como empregadas domésticas e trabalhadores autônomos, que passarem pela Central do Brasil nos dias 29 e 30 deste mês poderão tirar dúvidas, calcular o valor do recolhimento previdenciário em atraso e fazer inscrição no cadastro do INSS em uma agência do instituto que será montada em frente à estação ferroviária. Pelo menos 15 servidores, entre pessoal administrativo e assistentes sociais, farão mutirão das 9h às 16h.
Perícia médica e pedido de benefício só podem ser feitos em postos do INSS | Foto: ABr
Perícia médica e pedido de benefício só podem ser feitos em postos do INSS | Foto: ABr
“Vamos atender o contribuinte individual que estiver passando pela Central do Brasil. Não vai ser preciso agendar o atendimento, que será por ordem de chegada”, explica o gerente-executivo da Gerência Centro, Flávio Souza.
Segundo o gerente-executivo, a empregada doméstica terá condições de verificar se os seus patrões estão recolhendo em dia a sua contribuição para o INSS. Se não tiverem feito, um servidor fará a conta e emitirá uma guia. Esse mesmo serviço também será oferecido a segurados autônomos e a empreendedores individuais.
“O autônomo que estiver com o carnê atrasado vai poder colocar as contribuições em dia, atualizando as guias”, avisa o gerente-executivo.
A iniciativa do mutirão faz parte das comemorações do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, promovida pela Gerência Executiva Centro. Haverá palestras sobre educação previdenciária para o público.

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
A agência que será montada na Central terá capacidade para fazer 700 atendimentos por dia. Souza avisa que enquanto o segurado espera para ser atendido, ele pode assistir às palestras gratuitas sobre educação previdenciária.
Flávio Souza lembra, no entanto, que o segurado não poderá fazer perícias médicas nem dar entrada em pedido de benefícios. “Esses serviços necessitam de agendamento e a montagem de estrutura mais complexa para o atendimento. Além do mais, não seria o ambiente mais propício para fazer uma perícia médica, por exemplo”, avalia.