Rio -  Quem jogar lixo nas ruas do Rio de Janeiro vai ser multado. Acho justo. Afinal, precisamos parar de sujar a cidade. É assim que funciona em várias partes do mundo. É assim que as autoridades locais querem que funcione aqui. Acho justo. Só quando dói no bolso, a cultura muda, não é isto que dizem? Mas, vem cá, quem vai multar quem deixa a cidade entregue à sua própria sorte?
Quem vai multar quem deixa o esgoto correndo em paralelo às calçadas? Quem vai multar os caminhões de cervejarias que descarregam mercadorias na hora do rush, roubando uma faixa de rolamento nas ruas do Centro do Rio? Quem vai multar os ônibus que param onde querem, que interditam entrada e saída de prédios, fecham cruzamentos e impedem a circulação de pedestres, parados em fila dupla nas ruas da cidade? O fiscal da sujeira vai multar os que sujam nossas ruas. Os ‘Sujismundos’ serão punidos. Acho justo. Mas por que é que só as pessoas físicas merecem punição? Por que as empresas de ônibus são poupadas mesmo quando se sabe, por exemplo, que o ônibus que provocou várias mortes tinha 46 multas, algumas por excesso de velocidade, e não cumpre as regras exigidas pela legislação da mesma cidade onde moram os cidadãos que sujam as ruas? Será que os ônibus não são punidos porque são grandes?
Mas são grandes em que sentido? Pelo tamanho físico ou pelo poder econômico que representam? Por que alguns ônibus escolares param o trânsito na Lagoa-Barra, todo dia, usando as duas pistas da estrada para entrar à direita, numa entrada de terra, sem se dar ao trabalho de sinalizar, surdos às freadas e ao perigo de quem vem seguindo logo atrás deles? Nada acontece com eles. Outra coisa interessante são as vans. Fazem o que querem, param onde querem, gritam, usam microfone e megafone, incomodando de dia e acordando todo mundo de madrugada, anunciando seus roteiros, disputando quase a tapa os passageiros que dependem deste transporte, e que não são poucos. Proibir as vans é a solução mesmo? É impossível organizá-las? E o povão, que precisa delas?
Vai chegar ao trabalho como? Vai voltar pra casa como? Ninguém sabe explicar, é como se ninguém ouvisse ou visse o que acontece pelas ruas do Rio. O Rio é a cidade mais suja do mundo, garante uma pesquisa. São recolhidas mais de 1 milhão e 200 mil toneladas de lixo nas ruas do Rio. Quem vai multar a Comlurb, que deixa as lixeiras da cidade entupidas de lixo e abandona centenas de sacos verdes de lixo às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas ou pelas calçadas do Centro da cidade? Acho justo multar quem suja a cidade. Só não acho justo multar só o cidadão e aliviar os outros infratores.