segunda-feira, 1 de abril de 2013

Lista de convidados para casamento: como planejar Planejar a lista de convidados é uma das partes mais difíceis do casamento. Veja algumas dicas para não errar.


Quando se está planejando o casamento, talvez a parte mais difícil de ser feita seja a elaboração da lista de convidados. Os noivos querem chamar muitas pessoas queridas, mas nem sempre o seu orçamento o permite. Embora seja comum pensar que a comemoração é feita em função da lista, o mais correto é considerar a ideia oposta, ou seja, os nomes escolhidos é que devem ser enumerados, em função dafesta, do que os noivos podem fazer. Veja algumas dicas para planejar a lista de convidados de um casamento.
601433 Lista de convidados para casamento como planejar.1 Lista de convidados para casamento: como planejarÉ preciso ter critérios para elaborar a lista de convidados (Foto: Divulgação)

Como fazer lista de convidados do casamento

Em primeiro lugar, é preciso determinar qual será a quantia disponível para os gastos com a festa de casamento. Se, por exemplo, o casal possui R$ 20 mil para estes gastos, então deverão procurar uma empresa especializada e verificar o que gostariam de oferecer aos seus convidados. Existem inúmeras formas de se organizar uma festa e cada uma delas tem um preço, que é cobrado por pessoa. Se os noivos querem uma comemoração com tudo oferecido de forma farta, então provavelmente terão de diminuir os nomes da lista. É preciso escolher. Há pessoas que preferem chamar muita gente, porém para uma recepção bem simples; outras já gostam de fazer algo mais intimista, sem economizar no cardápio.
601433 Lista de convidados para casamento como planejar.2 Lista de convidados para casamento: como planejarOs noivos devem escolher as pessoas, juntos (Foto: Divulgação)

Como escolher quem vai ou não ao casamento

Embora seja comum o desejo de compartilhar a alegria do casamento com todos os conhecidos e queridos, nem sempre isso dá certo, com casais que dispõem de pouco dinheiro. É preciso ter critérios para a escolha dos nomes. Neste sentido, não é viável incluir pessoas com as quais não se tem contato, há muitos anos, por exemplo. Embora existam amizades que resistam ao tempo e à distância, é preciso separar as coisas. Certamente, aqueles que realmente querem bem aos noivos irão entender a sua limitação. Montar a lista de convidados do casamento exige certa frieza ou, melhor dizendo, sensatez.
 Lista de convidados para casamento: como planejarCom planejamento, a festa ocorrerá como os noivos sempre sonharam (Foto: Divulgação)
Os noivos devem elaborar a lista de convidados do casamento, juntos. Deve-se decidir quem será chamado e com quem será chamado. Por exemplo, deve-se saber o que fazer com amigos solteiros (se irão levar acompanhantes ou não). Monta-se uma lista com os nomes mais importantes, de pessoas mais próximas e, também, uma lista especial, com pessoas que ficarão para depois (uma lista de espera). Assim, se alguém desistir, outra pessoa na segunda lista poderá ser chamada. Após a decisão, o correto é separar os convites e cada um fica com metade. Desta metade, convém separar um terço e dá-lo aos pais, para que estes convidem pessoas que lhe sejam importantes. Fazendo isso, com cuidado, o casal irá evitar constrangimentos e a festa ocorrerá como sempre sonharam.
Veja como escolher o buffet: Buffet para casamento: como escolher
  
Saiba mais sobre a lista de presentes: Lista de presentes de casamento: principais dúvidas
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: