Rio -  Mesquita vai padronizar as feiras livres da cidade. O modelo das barracas e outras novidades, como a instalação de banheiros químicos nas ruas, foram aprovados em audiência pública com a participação de cerca de 200 feirantes na semana passada.
A expectativa agora é que já esta semana os moradores encontrem nas feiras livres as novas barracas. Elas serão em lona verde e com saia de listras verdes e brancas. Mas o prazo para que as feiras estejam padronizadas, segunda a prefeitura, é um mês.
Foto: Alexandre Vieira / Ag. ODia
Foto: Alexandre Vieira / Ag. ODia
O secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Rômulo Massacesi, garante que a padronização trará benefícios a feirantes e clientes. “A oferta de tabuleiros e barracas é desumana e incondizente com o respeito que eles merecem. Com a padronização, todos poderão trabalhar com mais dignidade, e os clientes vão frequentar um ambiente melhor, mais organizado”, diz.
Uma das feirantes mais antigas de Mesquita, Janete Nunes da Silva, 63 anos, trabalha na feira há mais de 40 e demonstra entusiasmo com a padronização. Ela acredita que a mudança vai atrair ainda mais pessoas e que o lucro será maior. “Minha barraca está sempre movimentada e tem tudo para melhorar. As pessoas gostam de uma feira limpa e organizadas”, afirma.
Como parte do projeto de melhoria das feiras, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária vai oferecer aos feirantes cursos de manuseio adequado de alimentos. E, ao fim de cada feira, todo o lixo será recolhido e um carro-pipa será usado para lavar a rua antes que o tráfego seja liberado.
O novo modelo prevê o fechamento de madrugada das ruas onde há feiras para a montagem das barracas. “Há relatos de pessoas que saem da balada nos fins de semana e fazem zigue-zague com os carros, colocando em risco a vida dos feirantes”, explica Rômulo Massacesi.
Banheiros
Além das barracas padronizadas, a prefeitura vai instalar banheiros químicos ao longo das ruas onde forem realizadas feiras livres. Nas de sábado e domingo, que são maiores e mais movimentadas, haverá pelo menos dois para mulheres e dois para homens.
Eles serão para uso exclusivo dos feirantes. “Muitos dependem de bares e até da casa de moradores para ir ao banheiro. Com os banheiros químicos, terão mais conforto”, diz o secretário Rômulo Massacesi.
Os clientes também terão um agrado. Nos fins de semana, serão promovidos espetáculos perto das feiras. “A ideia é ter bandas tocando durante o período da feira. Será um espaço mais alegre e de entretenimento”, explica Massacesi.
Em Mesquita, as feiras são às terças, quartas e quintas-feiras e nos fins de semana. Em cada dia, é realizada uma em um bairro diferente, com 420 barracas.
Pagamento por dia
A prefeitura fará licitação para selecionar a empresa que fornecerá as barracas. A escolhida ficará responsável pela montagem, pela retirada e pela manutenção dos equipamentos.
O feirante, ao chegar para trabalhar, encontrará a barraca armada. Ele só precisará colocar sua mercadoria e, no fim da feira, retirá-la.
Para contar com esse serviço, o comerciante pagará uma taxa diária, cujo valor ainda será definido. O preço será estabelecido pelas empresas na concorrência.
A prefeitura já começou a cadastrar os feirantes. E pelo menos 100 já receberam a nova licença. O secretário Rômulo Massacesi prevê que os outros façam seus cadastros ainda esta semana.