Rio -  Os quatro consórcios de empresas de ônibus da cidade do Rio deverão, a partir de hoje, identificar o condutor que for responsável por infrações do Código Nacional de Trânsito e Disciplinar da Prefeitura. Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Transportes regulamentou a medida no Diário Oficial.

A resolução foi prometida pelo secretário da pasta, Carlos Roberto Osório, em reportagem antecipada no DIA em 19 de abril, sobre os sucessivos acidentes de trânsito envolvendo ônibus. Na época, Osório estudava junto ao Detran uma medida para punir motoristas infratores.

Para as penalidades do código disciplinar, as empresas têm até 10 dias após a notificação para apontar a identificação do motorista. O não cumprimento da resolução pode acarretar até a sanção contratual da consorciada.

Nesta quarta, o secretário de Transportes anunciou outra medida contra as empresas de ônibus: a reemissão de multas geradas através do código disciplinar municipal.

“Temos em aberto R$ 600 mil em multas, que as empresas alegam vários motivos para não pagar. Como elas (as multas) já vão se arrastando por três anos, decidi cancelar e emitir tudo novamente”, explicou Osório, que enviará as infrações através do malote oficial, com novas datas para pagamento. Atualmente, as multas vão pelo correio.

“Será assim agora. Não vou aceitar desculpas das empresas dizendo que não receberam multa. Se precisar, vou pessoalmente entregá-las”, completou. As multas do código disciplinar vão desde a conservação dos ônibus até a conduta dos motoristas.

Embriagado no teste de direção

Um caso inusitado expôs, mais uma vez, a irresponsabilidade de quem se dispõe a conduzir veículos. Um rapaz que iria fazer o exame prático para conseguir a habilitação no último sábado foi impedido de realizar a prova por apresentar sinais claros de embriaguez, identificados pelo instrutor da auto-escola que o conduziria ao local da prova e por fiscais da banca examinadora do posto do Detran em Campo Grande. Ele foi visto portando uma lata de cerveja.

Revoltado por ter sido impedido de fazer a prova, José Maria, como foi identificado, passou a ofender e fazer ameaças aos profissionais. O caso terminou com o jovem detido na 35ª DP (Campo Grande), mas ainda apto a fazer um novo exame, reagendado.