Rio -  Se você é dessas pessoas que precisam de uma injeção de ânimo para levantar da cama e ir para o trabalho, cuidar do filho ou ir para a academia, está na hora de reavaliar sua alimentação. Pensando no ritmo acelerado dos brasileiros, especialistas listam dez alimentos que podem ser introduzidos na dieta e que dão muito mais pique e resistência para suportar o dia a dia. São eles: feijão preto, lentilha, trigo em grão integral, quinoa, castanha-do-pará, amêndoas, açaí, arroz selvagem, milho e grão de bico. “Todos eles são fontes de energia porque têm carboidratos, que são absorvidos lentamente pelo organismo e se transformam em combustível. O carboidrato atua diretamente no humor e ajuda o cérebro, dando a sensação de bem-estar”, explica a nutricionista Bia Rique.
Atriz toma suco verde todos os dias em busca de disposição | Foto: Divulgação
Atriz toma suco verde todos os dias em busca de disposição | Foto: Divulgação
“O feijão, por exemplo, tem uma fonte proteica bem abundante. Como o brasileiro adora um feijão com arroz, o prato é uma ótima opção para garantir energia. E as pessoas não precisam ficar com medo de engordar por esses alimentos terem carboidratos. É só fazer um regime balanceado. Uma solução fácil: divida o prato em quatro partes. Em uma metade, distribua legumes e verduras. Depois, divida a outra metade em duas partes. Em uma delas, adicione o arroz e o feijão e na outra coloque uma carne”, sugere a nutróloga Ana Luisa Vilela.
Roberta Almeida, que interpreta Norma em ‘Balacobaco’, dá outra dica bem prática: o suco verde. Feito com maçã, couve, gengibre, pepino, cenoura e hortelã, ele é o responsável por mantê-la bem disposta de manhã até a noite. “Sou muito ativa. Gravo até três vezes na semana, quase dez horas por dia, treino muay thai, faço aulas de canto, jazz e inglês. Preciso de energia o dia todo. Como eu odeio acordar com preguiça, tomo meu suco verde em jejum porque ele muda completamente meu treino e me dá mais disposição para encarar a rotina”. Ela mesma prepara a bebida, que dura menos de três minutos para ficar pronta. “Esse suco é muito prático, eu mesma faço. Já deixo todos os alimentos separados em saquinhos na geladeira e, depois, jogo tudo na centrífuga. É bom inclusive para a pele”, elogia a atriz, de 26 anos.