Estados Unidos -  O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, que morreu nesta segunda-feira aos 87 anos, foi uma "campeã da liberdade" e uma "verdadeira amiga" que defendeu "sem complexos" a aliança entre o Reino Unido e os EUA.
Com a morte de Thatcher, "o mundo perdeu um de seus grandes campeões da liberdade e os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga", destacou Obama em comunicado enviado pela Casa Branca.
O presidente disse ainda que a ex-primeira-ministra do Reino Unido "ajudou a restaurar aconfiança  e o orgulho que sempre foram o selo característico da Grã-Bretanha". Segundo Obama, Thatcher foi uma defensora "sem complexos" da aliança entre os Estados Unidos e o Reino Unido e "soube que com força e determinação era possívelganhar a Guerra Fria e ampliar a promessa da liberdade".
"Muitos de nós nunca a esqueceremos lado a lado com o presidente (Ronald) Reagan, lembrando ao mundo que não somos arrastados pelas correntes da história, mas podemos dar a elas forma com convicção moral, inquebrantável coragem e vontade de ferro", enalteceu Obama.
O presidente americano e sua mulher, Michelle, enviaram suas saudações à família da ex-primeira-ministra e ao povo britânico.
As informações são da EFE