segunda-feira, 1 de abril de 2013

Os benefícios do bacalhau para a saúde O bacalhau é um peixe rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Saiba mais sobre esse delicioso peixe muito consumido na Páscoa.


bacalhau é um peixe muito saboroso, tradicionalmente apreciado durante o período de Páscoa. O consumo do peixe nesse período tem origem católica, pois, antigamente, na época da quaresma e da semana santa, a igreja proibia a ingestão de carne vermelha, dando a opção da alimentação com carne de peixe. Hoje, o prato se tornou quase tão importante quanto os ovos de chocolate. Conheça os benefícios do bacalhau para a saúde.
602129 Aposte no consumo do bacalhau na páscoa. Foto divulgação Os benefícios do bacalhau para a saúde Aposte no consumo do bacalhau na Páscoa. (Foto: divulgação)

Benefícios oferecidos pelo bacalhau

O bacalhau é um alimento muito saboroso, nutritivo e fácil de ser digerido. O peixe ainda é rico em minerais (como ferro e fósforo), vitaminas A, E e D e contém quantidades poucos significativas de colesterol. Além disso, o alimento é rico em ômega-3, que atua na redução do LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e aumenta o HDL (colesterol bom).
Ele também é muito importante na prevenção e no tratamento de várias doenças cardiovasculares, além de câncer, hipertensão, aterosclerose e outras desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau também contém ômega-6 e ácido graxo indispensável para o sistema imunológico.
Cada 100 gramas de bacalhau contém aproximadamente 350 calorias, 81 gramas de proteína e 50 gramas de cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos.
602129 O bacalhau deve ser consumido com moderação pois é rico em sódio. Foto divulgação Os benefícios do bacalhau para a saúde O bacalhau deve ser consumido com moderação, pois é rico em sódio. (Foto: divulgação)

Cuidados ao consumir o bacalhau

  
Muitos são os benefícios oferecidos pelo consumo do bacalhau. Porém, é importante ressaltar que o preparo assado é sempre mais saudável do que o frito. Além disso, as pessoas portadoras de hipertensão devem ficar atentas ao consumir o alimento, pois ele é rico em sódio. O excesso de sódio pode provocar uma retenção de líquidos.
Sendo assim, o peixe pode ser prejudicial para quem possui insuficiência renal e hipertensão, já que seria essencial redobrar o consumo de água para eliminar o excesso de sódio. O mais indicado antes do preparo definitivo do bacalhau é aferventá-lo por alguns minutinhos para retirar um pouco do sódio.
602129 O bacalhau oferece muitos beneficios para a saúde. Foto divulgação Os benefícios do bacalhau para a saúde O bacalhau oferece muitos benefícios para a saúde. (Foto: divulgação)
bacalhau é um peixe rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, ele deve ser consumido com moderação para que não prejudique a saúde, pois possui grandes concentrações de sódio. Aposte no consumo moderado desse alimento e desfrute de seus benefícios.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: