Rio -  Em tempos de PEC das Domésticas, o humorista e apresentador do ‘CQC’ Marco Luque teve que rever o texto de uma de uma suas personagens, a diarista Mary Help. “Ela vai deixar de ser terceirizada, precisa evoluir junto com a classe”, adianta ele.
Peça estreia no Teatro Oi Casa Grande | Foto: Divulgação
Peça estreia no Teatro Oi Casa Grande | Foto: Divulgação
A promoção com carteira assinada de Mary Help e outras criações de Marco Luque podem ser vistas hoje, no palco do Teatro Oi Casa Grande, às 21h, na curta temporada do monólogo ‘Labutaria’, escrito e encenado pelo humorista. “Me sinto mais à vontade no teatro, o texto é meu, tenho mais espaço, é o que sei fazer. Na TV tudo é muito rápido, tem que seguir um roteiro já estabelecido”, reflete.
Na peça, Marco Luque encarna cinco personagens inspirados em tipos comuns do cotidiano das cidades grandes: o taxista Silas Simplesmente; o vegetariano rastafári Mustafary; o motoboy ‘vida loca’ Jackson Five; o desajeitado produtor Betonera e Mary Help. “Os personagens são fruto da minha observação, das pessoas que conheço ou encontro no dia a dia, todos têm um pouco de mim. Alguns deles precisam mudar com a sociedade, se atualizar, como a Mary Help”, conta o humorista.
'Os personagens são fruto da minha observação' | Foto: Divulgação
'Os personagens são fruto da minha observação' | Foto: Divulgação
Os cinco personagens são apenas parte do repertório do ator. “Criei mais de 15. Desde criança, eu gosto de me disfarçar, de imitar os outros. No camarim, quando estou me caracterizando, o personagem já desce em mim. Mudo a forma de pensar, o movimento do corpo, a voz, viro outra pessoa”, revela.
Em 2013, o quase quarentão Marco Luque — ele completou 39 anos ontem, dia 8 de abril — vai atuar em um filme de comédia, um de seus sonhos. O longa-metragem está na fase de captação de recursos, e as filmagens devem começar no final do ano.
Já o ‘CQC’ promete intensificar a fórmula de unir humor com jornalismo, em sua nova temporada. “A intenção é mostrar a verdade, ir pra cima dos políticos mesmo, representar o público que conquistamos”, diz o humorista.
Serviço:
O Teatro Oi Casa Grande fica na rua Afrânio de Melo Franco 290, no Leblon (2511-0800). ‘Labutaria’ tem sessões hoje e amanhã, às 21h. O ingresso custa R$ 70, e a classificação é de 14 anos.