Rio -  O gasto com telefonia celular é um dos fatores que mais pesam no orçamento nas famílias. Para minimizar essa despesa, cada vez mais pessoas tem adquirido chips de duas ou mais operadoras, já que os custos com ligações para uma mesma operadora costumam ser menores. Por isso, a venda de celulares com dois ou mais chips também tem aumentado. Saiba abaixo em que situações essa troca de aparelho pode servantajosa.
Por Marco Quintarelli
Pergunta e resposta
“Muitos amigos estão comprando chips de várias operadoras de celular para diminuir o custo. Vale a pena essa economia? O valor do aparelho para dois ou mais chips compensa?”
Murilo, Campo Grande

Mesmo sabendo que o custo dos serviços de telefonia móvel no Brasil é ainda é grande, o número de aparelhos celulares no país já supera o número de habitantes. Quando se fala em planos pré-pagos, então, esse valor aumenta.
Realmente, observamos grande movimento de consumidores na aquisição de chips (linhas pré-pagas) de diversas operadoras com objetivo de economizar na conta, chegando até a manter chips de cidades diferentes.
Se você é depende muito do celular para trabalhar ou não abre mão de falar com seus amigos, esta pode ser boa opção de controle e economia das despesas. Da mesma forma, se você é controlado e tem tempo de acompanhar os gastos das ligações, poderá economizar muito com chips de duas ou mais operadoras.
Hoje, a diferença de custo médio entre chamadas realizadas para a mesma operadora e de uma operadora para outra, no sistema pré-pago, é de 50% ou mais . Isto é, você paga a metade pela ligação e economiza muito em ligar para números da mesma operadora, às vezes quase de graça.
Um celular desbloqueado com tecnologia para atender até três linhas custa de R$300 a R$ 500. Caso você queira ter acesso a diferentes planos e operadoras, pode optar por ter um aparelho para cada chip. Já existem no mercado aparelhos com até quatro chips, mas de marcas desconhecidas e que não aconselho a aquisição.
Independentemente da sua decisão, procure controlar o gasto com celular, que hoje é um dos maiores fatores de desequilíbrio do orçamento.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos