Rio -  Para o sucesso de um empreendimento, é fundamental que o empresário esteja presente e comprometido com o dia-a-dia da empresa. Não basta delegar funções e esperar colher os frutos. Por isso, quem tem pouco tempo disponível deve avaliar bem se conseguirá administrar um negócio próprio da melhor forma possível. Abaixo, saiba maissobre o assunto e veja que cuidados tomar ao abrir um negócio.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
Sou professora universitária e queria complementar a minha renda fazendo bijuterias. Como meu tempo é corrido, penso em contratar colaboradores. É muito arriscado para um negócio que está começando?
Cristina, Flamengo
Cristina, naturalmente, você conhece o ditado “o olho do dono é que engorda o gado”, certo? Ele se aplica bem à gestão de um empreendimento. É importante ter em mente que, se quer investir num negócio, vai precisar se dedicar.
Mesmo que o negócio tenha surgido de uma boa ideia, ser empresário exige muito mais transpiração do que inspiração. E, caso o empreendimento dê certo, pode ter certeza de que você ficará tentada a deixar seu emprego para se dedicar integralmente a ele. A recompensa vai além do retorno financeiro: representa grande realização pessoal, independente do seu tamanho.
Quanto à contratação de colaboradores, é necessário ter muita atenção, pois essa é uma das questões mais delicadas na gestão empresarial. Ainda mais no negócio de bijuterias, no qual talento e a inovação fazem toda a diferença.
O primeiro passo é definir as características que você quer nos colaboradores, como comprometimento e experiência. Em função disso, você poderá optar por recém-formados, que têm menor custo e podem ser recrutados nos cursos de montagem de joias e bijuterias, ou indicados por profissionais mais experientes. Não esqueça de avaliar bem as referências. O passo seguinte é definir salários e benefícios, importantes para que possa reter talentos.
Por fim, seja clara ao repassar a missão da empresa, suas expectativas e como devem trabalhar. Faça avaliações permanentemente. Para isso, é fundamental ter tempo. Não é possível gerir pessoas sem estar presente.
Cezar Vasquez é diretor-superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras