Rio -  É cada vez mais comum encontrar jovens recém-formados dispostos a investir em um empreendimento próprio. Porém, apesar das boas ideias, constantemente a dificuldade em conseguir recursos para o negócio inviabiliza a realização do projeto. Para resolver essa questão, encontrar um sócio ou procurar o apoio de incubadoras e investidores-anjos pode ser uma solução. Saiba mais sobre esse assunto logo abaixo.
Por Cezar Vasquez
PERGUNTA E RESPOSTA
“Sou universitário e tive ideia de negócio que gostaria de colocar em prática, mas não tenho recursos para investir. O que faço?”
João Paulo, Copacabana

Prezado João, você está começando bem, pois não detalhou sua ideia. Se o que você tem em mente é inovador, é importante guardar certo sigilo. Mas saiba que mais importante é a execução do que a ideia. No mercado, costuma-se dizer que dificilmente uma boa ideia existe em apenas uma cabeça. O trunfo é de quem chegar primeiro ou quem melhor executar. Por isso, apresse-se e prepare-se.
O primeiro passo é verificar se há mercado para sua ideia. Também é importante checar se há produtos ou serviços como o que você idealizou no mercado. Caso existam, busque diferenciais para seus consumidores. É possível fazer esse levantamento por meio de pesquisa de mercado.
Se a sua ideia for viável, é hora de buscar os recursos para implementá-la. Uma solução pode ser procurar um sócio que aporte a verba necessária. Para isso, é importante apresentar a ele um Plano de Negócios. No nosso site (goo.gl/InvC0), há mais informações.
Porém, se sua ideia for uma start up — inovadora no segmento, que possa crescer e trazer retorno rápido — você pode procurar uma aceleradora ou investidores-anjos. Saiba mais na Associação Brasileira de Startups (www.abstartups.com.br) ou na instituição Anjos do Brasil (goo.gl/JGkQQ).
Aproveite o momento como universitário para buscar parcerias e estudos que tenham ligação com sua ideia. Na nossa biblioteca online, há o Manual do Jovem Empreendedor, destinado a quem tem Ensino Superior e decide apostar numa empresa. No site do Sebrae, você pode testar seu perfil empreendedor e verificar se tem perfil para tocar uma empresa.
Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras