Inglaterra -  Após a retirada de um câncer que desfigurou o lado direito do rosto, o britânico Eric Moger teve sua vida totalmente alterada, com dificuldades para comer, beber e falar. Entretanto, suas esperanças renasceram ao receber a primeira cirurgia utilizando impressão 3D da Inglaterra. A técnica permite a construção de moldes tridimensionais através de comandos por software.
Eric Moger com a namorada, Karen: casamento foi adiado por causa do câncer, mas agora será realizado | Foto: Reprodução de Internet
Eric Moger com a namorada, Karen: casamento foi adiado por causa do câncer, mas agora será realizado | Foto: Reprodução de Internet
Milimetricamente mapeado por uma máquina de ressonância digital, o modelo do rosto foi recriado com uma estrutura em náilon respeitando as características faciais de Moger. Por meio dessa peça, os médicos compuseram uma estrutura de titânio que simula os ossos e a cobriram com uma prótese de silicone, com textura semelhante à da pele humana.
“Este equipamento possui ferramentas a laser para cortar peças de silicone, náilon e até metais, como o titânio, com muita precisão e rapidez”, disse à BBC Brasil o cirurgião-dentista Andrew Dawood, responsável pelo projeto que desenvolveu a prótese.
O planejamento da cirurgia começou há dois anos, quando o antigo médico de Moger o encaminhou para a equipe de Dawood diante da incapacidade de realizar cirurgia de reconstrução facial convencional. A pele do paciente teria ficado muito comprometida pela quimioterapia.
Agora, não só a saúde física foi devolvida a Eric Moger, como também seu convívio social. Ele e a namorada, Karen Hunger, tiveram que adiar o casamento por causa da doença e, hoje, além de retomar os planos matrimoniais, sentem-se mais à vontade para passear pelas ruas. “Mal posso esperar para retomar minha vida”, diz Moger.