Rio -  O passado veio à tona e Thammy Miranda voltou a ser Thammy Gretchen para algumas cenas de ‘Salve Jorge’. Assumidamente gay há sete anos, ela abandonou o figurino sexy que usava nos shows da mãe, a cantora Gretchen, passou a usar roupas masculinas, não depilar mais as pernas, cortou o cabelo joãozinho e aboliu a maquiagem. Thammy só topou ficar feminina de novo para a reviravolta que sua personagem, a policial Jô, viverá a partir de amanhã, na novela de Gloria Perez. “Virei um mulherão”, constata.
Atriz passa por transformação | Foto: Divulgação
Atriz passa por transformação | Foto: Divulgação
Inspirada no filme ‘Miss Simpatia’ (Sandra Bullock), Jô se disfarçará de dançarina para se infiltrar e desbaratar a quadrilha de Lívia Marini (Claudia Raia), na Turquia. A policial vira a provocante Silmara, e no palco, a sensual Lohana (nome de guerra). Ao som de ‘Conga Conga Conga’, de Gretchen, Jô vai dançar e despertar a cobiça de Russo (Adriano Garib). O traficante ficará caidinho por ela. Na primeira gravação, a atriz repetiu a cena cinco vezes.
Para ficar tão sedutora quanto as traficadas, Thammy foi ‘mulher macho, sim senhor!’. Encarou o desafio de usar peruca, unhas postiças, cinta para esconder a barriguinha, salto alto, espartilho, vestidos justos e curtos. Modelou as sobrancelhas e só exigiu uma coisa: meia-calça. A produção durou uma hora e meia. “Foi normal, fiz o que qualquer ator faria. Quem é assim é a Lohana, não é a Thammy nem a Jô”, garante. 
A ‘Já É! Domingo’ mostra o passo a passo da transformação que deixou Thammy a cara da mãe. “Dancei e me inspirei nela com certeza. Fico feliz de poder fazer essa homenagem à mulher guerreira e artista que ela é”, conta. A atriz passou uma mensagem para Gretchen, que está em Paris, assim que terminou de gravar. “Que bom que estou podendo te homenagear numa novela das oito”, escreveu. 
A intenção de Gloria foi exatamente essa, tanto que o maquiador Rubens Liborio e a figurinista Karla Monteiro, responsáveis pela caracterização da atriz, se inspiraram nos áureos tempos da Rainha do Bumbum. “Fizemos uma pesquisa sobre a Gretchen e suas coreografias. Uma das roupas foi baseada em um clipe dela. O cabelão é bem feminino e remete ao que a mãe usava”, explica Karla.
No make up, Rubens fez uma verdadeira revolução na aparência da atriz. “Usei uma base escura, fiz correção nas olheiras e esfumacei os olhos para não ficar pesado demais. Coloquei um pedaço de cílios postiços. Uma designer de sobrancelhas deu uma desenhada e ela gostou tanto do resultado que vai passar a fazer”, detalha Rubens. 
Gretchen está radiante com o sucesso da filha no horário nobre. “Ela está em êxtase e extremamente agradecida, por mim e por ela”, diz Thammy. Realizada, ela justifica ocrescimento da personagem: “Acredito que seja mérito meu, graças à confiança da Gloria”.