Tailândia - Um canal de televisão tailandesa confundiu nesta terça-feira a atriz Meryl Streep com a ex-primeira-ministra Margaret Thatcher ao anunciar a morte da "Dama de Ferro" britânica. A reclamação de um espectador permitiu ao canal 5, das Forças Armadas, se dar conta do erro e emitir uma desculpa oficial.
Atriz Meryl Streep caracterizada como Margaret Thatcher no filme 'A Dama de Ferro' | Foto: Reprodução Internet
Atriz Meryl Streep caracterizada como Margaret Thatcher no filme 'A Dama de Ferro' | Foto: Reprodução Internet
Segundo comentaristas, o jornalista tailandês teria buscado na internet uma foto de Thatcher, que morreu no dia anterior, e selecionou a que pareceu mais conveniente sem mais verificações.
A imagem era da atriz Meryl Streep caracterizada como Margaret Thatcher para o filme "A Dama de Ferro", cuja interpretação lhe valeu o terceiro Oscar de sua carreira.
Em Taiwan, um episódio semelhante aconteceu em outro canal, que exibiu uma foto da rainha Elizabeth II da Inglaterra no lugar da ex-primeira ministra. Ao menos não era a da atriz britânica Helen Mirren interpretando a soberana no cinema.
Grande perda para a Inglaterra
A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu, nesta segunda-feira, aos 87 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell. "Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã", disse Bell em um breve comunicado.
Foto: EFE
Foto: EFE
Thatcher foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.
Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.
Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica. Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a "Dama de Ferro", como ficou conhecida pelo seu estilo autoritário de governo, apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista. 
As informações são da EFE