Rio -  A partir de 2015, ciclistas vão poder pedalar de São Conrado à Barra da Tijuca por um novo viaduto — em paralelo ao Elevado do Joá — numa ciclovia de cinco quilômetros, com vista para o mar.

A pista, com direito até a um mirante, contará ainda com uma parada coberta na Barra e bicicletário. A informação foi antecipada pelo ‘Informe do DIA’.

Para os motoristas, o novo viaduto será mais uma opção de acesso, já que contará com duas vias e dois novos túneis. Com o investimento, a Prefeitura estima aumentar em 50% a capacidade de tráfego.
Além do desgaste da estrutura, o Viaduto do Joá não dá mais vazão ao tráfego crescente em direção à Barra | Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia
Além do desgaste da estrutura, o Viaduto do Joá não dá mais vazão ao tráfego crescente em direção à Barra | Foto: Léo Corrêa / Agência O Dia
“Vai ser a solução do engarrafamento no Elevado”, acredita o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, que apresentou, no ano passado, o projeto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), como uma das soluções viárias para as Olímpiadas de 2016. De acordo com a Secretaria, a construção do novo viaduto não implicará em interdições no Elevado.

Enquanto o novo viaduto é tido como solução para melhorar o trânsito, a ciclovia será construída para oferecer uma alternativa na travessia entre São Conrado e Barra da Tijuca.

“É um incentivo para uso da bicicleta como meio de transporte”, conta Pinto. A faixa poderá ser eleita ainda como o novo ponto turístisco da cidade. “Será uma vista maravilhosa e tenho certeza que muitos vão querer atravessar de bicicleta”, completa o secretário.
Ilustração mostra como será ciclovia | Foto: Divulgação
Ilustração mostra como será ciclovia | Foto: Divulgação
A ciclovia contará com um mirante em São Conrado. Terá ainda bicicletários à disposição dos ciclistas ao longo do trajeto, além de uma parada para descanso na Barra, com bancos cobertos por tendas. O projeto do novo viaduto e da ciclovia foi concluído pela Fundação Geo-Rio e orçado em R$ 489 milhões pela Secretaria de Obras.

A licitação está marcada para o mês que vem e as obras devem começar já no segundo semestre deste ano. A previsão para conclusão do empreendimento é de dois anos.

Por enquanto, um reforço com 128 vigas

Enquanto o novo viaduto não chega, a Prefeitura trabalha na reestruturação das vigas metálicas do Elevado do Joá. Serão instaladas 128 novas vigas nas estruturas inferiores e superiores, para garantir a estabilidade do Elevado.

Ainda não há data para o término das obras, mas estima-se que ela avançe até o ano que vem.

Até o fim do ano, a CET-Rio mantém a proibição da circulação de caminhões na via. A redução da velocidade máxima, que passou de 80 km/h para 60 km/h, também será mantida.