Rio -  Atrações como Chitãozinho e Xororó, Latino, Detonautas, entre outros, prometem agitar a Baixada no Viradão Carioca, em Nova Iguaçu, dos dias 12 a 14. O DJ Zabumba será o anfitrião todos os dias de festa.
No dia 12, haverá apresentação da dupla Bento e Mariano, Haroldo Costa e seus convidados Marquinhos Satã, Dorina, Unidos de Vila Isabel e o grupo Nosso Cantinho. A festa continua com Dudu Nobre e os grupos Tá na Mente e Nosso Sentimento.
No dia 13, será a vez de Detonautas, Fresno, Forfun e Raimundos. No dia 14, sobem ao palco Chitãozinho e Xororó, o grupo CPM 22 e o cantor Latino. O evento será no Aeroclube da cidade. A entrada é gratuita. Avenida Governador Roberto Silveira 1.660, Centro.
Agenda Cultural para todos os gostos
A Companhia Teatral Queimados Encena faz 10 anos no dia 20. Para comemorar, o criador e diretor artístico Leandro Santana vai apresentar uma programação especial que será apresentada durante todo o ano. Exposições, encenações e intercâmbio cultural estão no calendário.
A companhia atua com diversos eventos culturais na Baixada Fluminense. Entre eles, o Cine Marapicu, que apresenta sessões de cinema gratuitas, e mais de 14 espetáculos encenados durante estes 10 anos de projeto.
Santana conta que diversas ações farão parte da comemoração pelos 10 anos, que inclui uma reinvenção de trabalhos. “Vamos reapresentar peças e também haverá espetáculos novos, além de outros eventos. Começaremos uma série de atividades que queremos apresentar ao longo do ano”, afirmou.
A partir de amanhã começa a exposição com a história da companhia, que fica até o fim do mês na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Queimados. A mostra apresentará o histórico do grupo através de fotos, matérias e títulos ganhos.
</CW>Nos dias 19, 20 e 21, haverá a reapresentação da peça ‘O Auto da Compadecida’, no Teatro Metodista, em Queimados. No dia 29, o grupo receberá o título de utilidade pública na Câmara dos Vereadores da cidade.
Com o objetivo de levar a arte da Baixada à Zona Sul do Rio, em maio haverá a apresentação do espetáculo ‘O Médico e a Força’, no Largo do Machado. Em junho, começa o primeiro Festival de Monólogos da Baixada. O evento vai envolver grupos de teatro da região na sede da companhia, em Queimados.
Em julho e agosto, será a vez da interação de grupos teatrais de Mesquita, Japeri, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que vão apresentar peças em Queimados e depois em cada cidade.
Em setembro e outubro, haverá a apresentação da peça infantil ‘Nota 10’, que ficará em cartaz na sede da companhia, em Queimados.
Em novembro, mês da cultura, será feito um intercâmbio cultural. A agenda dos festejos culturais termina com a estreia da peça ‘A Caravana da Ilusão’, que será apresentada nas ruas da cidade.