Rio -  Um dia histórico para o mundo do samba. Aos 85 anos, Waldir 59 foi apresentado oficialmente, nesta terça-feira, como o mais novo integrante da Velha Guarda Show da Portela. Considerado um dos compositores mais importantes da azul e branco, o sambista participou de sua primeira apresentação ao lado do tradicional grupo após ser convidado por Monarco. O show aconteceu na sede do Cordão da Bola Preta, no Centro.
"Estamos corrigindo uma injustiça que estava sendo feita porque este (Waldir) tinha o direito de botar o fardão há muitos anos. Mas antes tarde do que nunca. Ele é uma lenda viva da Portela, parceiro de Candeia e está aqui com a gente a quem eu peço uma salva de palmas", exaltou Monarco ao apresentar Waldir.
Sentado, Waldir 59 foi apresentado como mais novo integrante da Velha Guarda Show | Foto: Site Portelaweb
Sentado, Waldir 59 foi apresentado como mais novo integrante da Velha Guarda Show | Foto: SitePortela Web
Waldir: 'Dia mais feliz da minha vida'
Bastante emocionado, o veterano agradeceu o carinho e disse: "É o dia mais feliz da minha vida. Tenho 85 anos e 75 só de Portela". No palco, Waldir ficou sentado numa mesa especialmente colocada para ele (o baluarte é cego por causa de glaucoma). Durante o show, recebeu o microfone de Monarco e cantou o samba-enredo "Riquezas do Brasil", de 1956, escrito pelo próprio Waldir e Candeia, seu parceiro em diversas outras composições.
Torcedora fanática da Portela, Lucia Helena Pinto também se emocionou ao presenciar o momento histórico no Bola Preta. "Eu não consigo descrever em palavras a emoção que eu senti. Eu vivo a Portela mais do que vivo a minha própria vida e conhecendo a história do Waldir, a sua limitação da visão, eu sempre tive um carinho e um cuidado especial com ele. No dia do bloco Timoneiros, antes do Carnaval, pedi ao Paulinho da Viola para saudar o amigo que estava lá em baixo e não podia subir no trio. Quando ele ouviu a saudação não teve quem o impedisse de subir. Para mim, Monarco é um grande líder e uma pessoa que pensa em valorizar aqueles que plantaram a semente dos frutos que hoje colhemos", contou Lucia, que registrou o momento em fotos e vídeo.
Waldir foi convidado por Monarco para cantar no grupo | Foto: Site Portelaweb
Waldir foi convidado por Monarco para cantar no grupo | Foto: Site Portela Web
Figura histórica
Ex-diretor de Harmonia, Waldir 59 também já venceu cinco sambas-enredo em sua escola do coração e é figura marcante nos eventos que acontecem na quadra. Mesmo com os problemas de visão, faz questão de estar em todos os ensaios técnicos na Sapucaí e também nos desfiles. Recentemente, a vida e a obra do compositor viraram tema de um documentário dirigido por Anita Ekman Simões. Um CD com músicas de Waldir também deverá sair em breve. 
Apesar da grande bagagem musical, nunca tinha feito parte do grupo fundado em 1970 e que já teve nomes como Manacéia, Chico Santana e Jair do Cavaquinho entre seus integrantes. Dias depois de completar 90 anos de história, a Portela, através de sua Velha Guarda Show, faz justiça a um de seus maiores nomes.

Vídeo: Waldir 59 canta samba-enredo de 1956