Rio -  Uma dobradinha de qualidade. Junior Scapin e Júnior Pernambucano são os nomes que entraram para a história do Carnaval do Rio. Os talentosos sambistas mostraram seu real valor ao prepararem um verdadeiro espetáculo na Marquês de Sapucaí e, além do título, conquistarem ainda mais a confiança e o respeito dos amantes da escola.

O Carnaval realizado pelo Império da Tijuca em 2013 não permitiu nem sequer os críticos a duvidarem do merecimento da conquista da Série A. Com o luxo, riqueza e suavidade de um grande trabalho, a escola da Formiga apresentou um desfile impecável, que agradou não somente o público como também os julgadores, com uma incrível parcela da dupla no trabalho realizado.
Comissão de frente do Império da Tijuca foi destaque em 2013 | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Comissão de frente do Império da Tijuca foi destaque em 2013 | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Nova aposta, grande solução

Natural de Goiana Pernambuco, Júnior Pernambucano foi a aposta do presidente Tê para ser o responsável geral pelo Carnaval de 2013. Após trabalhar numa escola do interior do Rio (G.R.E.S. Bom das Bocas, de Três Rios), o artista plástico acabou chegando no Império da Tijuca através de um grande amigo. Mestre Capoeira, comandante da bateria da Verde e Branca da Formiga, e também da escola de Três Rios, foi o responsável por fazer o contato direto entre as partes e a aposta foi concretizada.
Júnior Pernambucano fez sua estreia no Carnaval do Rio | Foto: Divulgação
Júnior Pernambucano fez sua estreia no Carnaval do Rio | Foto: Divulgação
Aos 33 anos, nem mesmo a pressão do grande trabalho logo na estreia no Rio fez Pernambucano perder a tranquilidade. Ao falar sobre a situação, o carnavalesco mostrou que o trabalho foi desempenhado com um foco totalmente direcionado, descartando qualquer tipo de receio com seu próprio potencial.

"Acho a responsabilidade e a pressão duas coisas muito válidas, temos que saber conviver com isso em qualquer profissão. Para mim, isso não muda em nada. A partir do momento que pego um trabalho independente sempre, busco tirar o máximo do meu empenho, com isso, não acabo me abalando com essa tal pressão", analisou Pernambucano, antes de também minimizar qualquer situação de desconfiança nos momentos antes da estreia no espetáculo carioca.

"Acho super normal essa desconfiança. É natural que as pessoas tenham uma certa dúvida com o que é novo. Mas uma coisa é certa, para os que ainda possuem um certo receio, só peço que tenham paciência. Aos poucos eles vão me conhecendo e, principalmente, o meu trabalho", acrescentou.

Retorno glorioso

Vivendo uma nova era no Império da Tijuca há mais tempo que o amigo carnavalesco, Junior Scapin não se mostrou abalado com todo o trabalho presente sob seu controle. Segundo o coreógrafo, para que tudo funcionasse da melhor maneira, uma novidade foi promovida. Neste ano, o sambista contratou uma equipe para trabalhar junto ao trabalho da comissão de frente, mais três nomes que ajudaram a mostrar todo o profissionalismo e empenho de um trabalho totalmente focado na equipe mais premiada do Carnaval de 2013.
Scapin é o coreógrafo da comissão de frente da escola | Foto: Diego Mendes / Divulgação
Scapin é o coreógrafo da comissão de frente da escola | Foto: Diego Mendes / Divulgação
"Responsabilidade sim, pressão não. Todos na escola sabem o quanto sou responsável e profissional. Já dei provas que faço o meu trabalho com muita tranquilidade e qualidade. O Presidente Tê sempre me deixou muito livre para desempenhar a minha função de coreógrafo na escola. Formei, no carnaval deste ano, uma equipe para me auxiliar caso eu viesse a não poder estar nos compromissos da escola e nos ensaios da comissão. Tenho consciência que terei que trabalhar dobrado neste novo ano, mas não farei nada diferente do que já vem sendo feito. Trabalhava na Série A como se estivesse trabalhando no Especial, ensaiava e cobrava muito do meu elenco. Tenho uma equipe muito unida é isso já é meio caminho andado rumo ao sucesso de um trabalho", disse Scapin, que da mesma maneira que o Carnavalesco, descartou qualquer tipo de problema com uma possível desconfiança sobre seu trabalho. Sobre o fato, Scapin foi enfático ao mostrar que o resultado é sempre a melhor resposta para os críticos.

"Agora prefiro não pensar nessas pessoas, calei a boca de muita gente com o trabalho deste ano. Quando fui fechar a minha contratação com a escola só pedi ao Tê que me desse condições e estrutura para que eu pudesse desenvolver o meu trabalho da melhor forma possível, e ele me deu todo o suporte que eu precisava neste carnaval. Aos que não acreditavam em mim e no meu trabalho eu ofereço os 40 pontos da minha comissão e os cinco prêmios de melhor comissão de frente de 2013.
'Júnior's Imperiais': Talentos valiosos na escola do Morro da Formiga | Foto: Arte O Dia
'Júnior's Imperiais': Talentos valiosos na escola do Morro da Formiga | Foto: Arte O Dia
Dupla afinada

Para falar do xará e companheiro de trabalho, Scapin não teve outra saída a não ser elogiar o carnavalesco Júnior Pernambucano. Para o talentoso coreógrafo, não há outra palavra além de "Revelação" para caracterizar o responsável pelo Carnaval da Império da Tijuca em 2013.

"O Juninho é um profissional maravilhoso. Calmo, tranquilo, sereno, gosta de ouvir muito o profissional com quem trabalha. Tivemos uma química muito grande desde o nosso primeiro contato. Uma curiosidade é que quando fomos conversar sobre o que seria a comissão de frente de 2013 tivemos praticamente a mesma idéia. Conversamos muito durante todo esse carnaval, o que me proporcionou um melhor entendimento sobre a sinopse da comissão. Sem demagogia, ele realmente foi a revelação do último Carnaval", disse Scapin, que ainda viu o companheiro ser outro a não poupar elogios.

"O Scapin é incrível, temos um ótimo relacionamento. Ele traz uma boa energia, deliramos muito quando estamos juntos", concluiu Pernambucano.
Ciente do grande trabalho feito pelos funcionários, a diretoria do Império da Tijuca não perdeu tempo e já garantiu os profissionais para o próximo Carnaval, quando a Verde e Branca evoluirá sob o enredo "Batuk".