quinta-feira, 23 de maio de 2013

500 X 500c, duelo de estilos


500 X 500c, duelo de estilos

Comparamos o Sport com o Cabrio, ambos Twin Air automáticos: quanta diferença!

O DIA
Rio - Os minúsculos modelinhos são os mais charmosos à venda no mercado. Mexicanos, têm uma gama de quatro versões e dois tipos de motor, com câmbio automático, Dualogic ou manual.
Nesta briga, a agressividade do Sport, com acabamentos e rodas diferenciadas, contra a busca da tradição do conversível, que remete aos primeiros 500 fabricados.
As linhas inspiradas do 500 foram preservadas no Sport (branco) e no Cabrio (preto)
Foto:  Divulgação
Embora sejam basicamente o mesmo carro, os comportamentos dinâmicos e as prestações de desempenho são muito diferentes. Isto porque o Cabrio tem reforços na estrutura que o fazem pesar 50 quilos a mais. A distribuição de massas, no entanto, prejudica abordagem de curvas de baixa velocidade e o Sport vai bem melhor neste quesito. 
Com acertos de suspensão específicos — o Cabrio é baseado na versão Lounge — ele é mais macio. O Sport, mas sensível ao piso e com reações mais rápidas.
As reações demotor e câmbio são praticamente iguais, assim como o consumo contido, médio de 13,2 km/litro.
AO VENTO
Como dois carros de culto, cada um tem seu amplo pacote de equipamentos de série. Entre eles, no Sport, um amplo teto solar de vidro, que, fechado, isola muito bem os ruídos externos. O Cabrio ganha em exposição ao sol, mas é mais ruidoso e tem a visibilidade traseira prejudicada, seja com a capota aberta ou mesmo fechada.
É claro que o charme das cores contrastantes da capota agregam exclusividade ao Cabrio, o mais novo filho da ‘famiglia’ 500.
Equipados e caros
Comprar um carro destes não pode ser por metro. O pacote é muito bem acabado e completo, com sistema de airbags frontais, laterais e até o knee bag, que protege os joelhos em caso de impacto.
Homologado pelas duras exigências do mercado norte-americano, os 500 são carros seguros, que freiam bem e têm estrutura forte. Tanto que um Cabrio pesa quase a mesma coisa que um Punto.
Sob o capô de ambos, destaque para o motor 1.4 Twin Air, que dispensa eixos de comando de válvulas, inércia e peso. O câmbio de seis marchas com modo sequencial na alavanca também é justo.
O 500, que começa em R$ 44,5 mil nas versões mais simples, com motor de Palio 1.4 e câmbio manual de 5 marchas,sai por R$ 55,5 na versão Sport Air Auto 6 e R$ 62,5 na versão 500C Auto 6, mas todos carregam em seu pequeno habitáculo, uma bela história.

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