O carioca que estava acostumado a viajar para São Paulo no último dia do ano só paraparticipar da corrida de rua mais tradicional do país, a São Silvestre, já não precisa sair do Rio.

A “São Silvestre carioca”, como a corrida Rio Ano Novo já foi apelidada na cidade, está confirmada para dezembro com a promessa de rivalizar com a coirmã paulistana. A começar pelo percurso, que poderá ser até maior do que o de São Paulo. A empresa organizadora do evento, a Effect Sport, aguarda o aval da prefeitura para acrescentar outro ponto de partida na corrida.
Felipe correu em São Paulo em 2008: ‘Não é justo que que cariocas saiam daqui para correr em outra cidade’ | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Felipe correu em São Paulo em 2008: ‘Não é justo que que cariocas saiam daqui para correr em outra cidade’ | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
“Queremos fazer uma largada na Barra da Tijuca para os atletas de longa distância”, destaca o diretor-executivo da empresa, Pedro Rego Monteiro. Se a largada da Barra for autorizada, a Rio Ano Novo terá mil metros a mais que a São Silvestre, chegando a 16 quilômetros. Até o momento, apenas 8 quilômetros estão confirmados: de São Conrado ao Arpoador.

O professor de Educação Física Felipe Barboza, de 35 anos, não vê a hora de o dia 31 de dezembro chegar.

“A corrida é o que faltava para o Réveillon do Rio. Não é justo que cariocas saiam daqui para correr em outra cidade”, conta Felipe, que competiu na São Silvestre em 2008. “É uma emoção única, mas não voltei mais a São Paulo com medo de perder a festa de fim de ano no Rio”, completa.

Inscrições disputadas

Assim como Felipe, a administradora Elisa Schulz, de 32 anos, está ansiosa para o evento. Mas os motivos dela vão além do esporte.

“A vista da nossa São Silvestre vai dar de mil a zero na paulista. Saber que o palco da nossa corrida será a orla já dá vontade de começar a correr amanhã”, brinca Elisa, que participou da etapa paulista no ano passado. Mesmo com interesse de muitos cariocas, a Effect Sport pretende reunir apenas seis mil corredores na Rio Ano Novo.
A princípio, a Rio Ano Novo terá percurso de 8 km, mas os organizadores cogitam realizar uma largada na Barra, que daria o dobro da distância. Na São Silvestre, o trajeto é de 15 km | Foto: Reprodução
A princípio, a Rio Ano Novo terá percurso de 8 km, mas os organizadores cogitam realizar uma largada na Barra, que daria o dobro da distância. Na São Silvestre, o trajeto é de 15 km | Foto: Reprodução
A estimativa de público não chega nem a 20% dos que correm na São Silvestre. No ano passado, a Avenida Paulista recebeu mais de 30 mil pessoas.

“Imaginamos até a demanda maior, mas temos compromisso limitado”, explica o diretor-executivo da empresa.

Moradores de comunidades na organização

Para a organização da Rio Ano Novo, nada melhor do que contar com moradores da cidade. Até outubro, a empresa organizadora fará cursos de capacitação gratuitos nas comunidades da Rocinha, Vidigal e Cantagalo, com o objetivo de formar 200 pessoas para atuar no evento.

As aulas abordarão questões como atendimento ao público e orientação aos atletas. “Queremos o apoio da comunidade para garantir também a torcida no dia da corrida”, conta o diretor da Effect Sport.

A prefeitura também será beneficiada. Em troca de ter o espaço para entrega de medalhas, na Praça Garota de Ipanema, no Arpoador, a empresa se comprometeu a reverter 20% do valor das inscrições em melhorias no local, que ainda serão definidas.

As inscrições para corrida serão abertas a partir de julho.