quarta-feira, 29 de maio de 2013

Águas vivas mais perigosas do mundo Saiba quais são as águas vivas mais perigosas do mundo



As águas vivas são animais marinhos que podem ter apenas alguns centímetros ou até com tentáculos de mais de 30 metros de comprimento. O animal pertence ao filo dos Cnidários (que tem origem no nome grego ‘urtiga que queima) e à classe dos Cifozoários (do nome grego taça que corresponde à forma do corpo do bicho). Seu corpo é constituído por 98% de água, mas o contato da pele com a água-viva pode causar uma queimadura.
625039 Águas vivas mais perigosas do mundo Box Jellyfish Águas vivas mais perigosas do mundoPoucas pessoas escapam vivas do ataque da Box Jellyfish (Foto: divulgação)

ÁGUAS VIVAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

Existem algumas águas vivas que são mais perigosas que as outras e podem causar machucados sérios ao corpo e até a morte. A Box Jellyfish, por exemplo, é conhecida também como ‘Sea Wasp’, tem o corpo com uma forma quadrada e é presente no Nordeste e no Norte da Austrália. Essa água-viva possui uma toxina nos tentáculos que é tão prejudicial que sobreviventes dizem que a dor se parece mais como um choque elétrico contínuo. A queimaduraé semelhante a chicotadas e a pessoa pode ter uma parada cardiorrespiratória em menos de três minutos o que torna o animal a causa de mais mortes que crocodilos, tubarões e cobras.
625039 Águas vivas mais perigosas do mundo irukandji Águas vivas mais perigosas do mundoIrukandji, pequena mas letal (Foto: divulgação)

CONHEÇA AS ÁGUAS VIVAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO

Entre as águas vivas mais perigosas do mundo também se destaca a Irukandji que tem aproximadamente um centímetro de comprimento. Esse animal é tido como o menor com capacidade para matar um adulto, os sintomas causados pelo contato com essa água viva demoram até um dia para aparecer e podem ser cãibras, dor nas costas, dificuldade para respirar e até um ataque cardíaco.
625039 Águas vivas mais perigosas do mundo Chiropsalmus quadrumanus Águas vivas mais perigosas do mundoA Chiropsalmus quadrumanus está entre as mais comuns do Brasil (Foto: divulgação)
Acidentes também podem ser causados por contato com a Chiropsalmus quadrumanus que é mais comum no Brasil. Outras águas vivas que podem trazer perigo para os humanos são as discomedusas que são capazes de causar dermatites e machucados dolorosos. As cubomedusas, por sua vez, podem levar a dor muito forte e até perda de consciência. Há ainda as águas vivas chamadas de vespas do mar que podem causar falta de ar, falência na circulação e até morte.
  

Nenhum comentário: