Rio -  O adolescente acusado de estuprar e assaltar uma passageira dentro de um ônibus da linha 369 (Bangu-Carioca) sexta-feira, continuou aterrorizando os passageiros mesmo depois de violentar a mulher e roubar outras pessoas no coletivo, segundo a investigação policial. Ele foi apreendido terça-feira após a mãe dele convencê-lo a se entregar.
Segundo uma das vítimas, o jovem ameaçou matar um passageiro achando que ele era policial, mesmo após revistá-lo e não encontrar identificação de polícia. A mulher contou que ele mandou que ela entregasse ao passageiro uma munição da pistola com a qual ele seria morto.
“Ele chegou a mandar a mulher tirar a munição da arma, mas ela disse que não sabia como fazer isso. E ele já tinha revistado o passageiro e sabia que ele não era policial. Essa passageira achou até que também seria violentada. Ele agiu com muita perversidade”, afirmou o delegado-titular da 17ª DP (São Cristóvão), Maurício Luciano de Almeida.
Menor acusado de estupro chega em delegacia | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Menor acusado de estupro chega em delegacia | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
Em maio, o adolescente foi apreendido acusado de assaltar em companhia de um outro menor um estudante no bairro de Colégio. Ele teria roubado a mochila e o celular do garoto numa rua.
A vítima acionou PMs que passavam pelo local e eles foram apreendidos. Por esse crime, o garoto foi encaminhado à Justiça, onde teria que se apresentar todo mês após a mãe deleassinar um termo de compromisso liberando o adolescente. No entanto, ele não estava cumprindo a determinação da Justiça.
Um mês antes, o adolescente foi acusado de fazer outra vítima. Ele roubou o celular, dinheiro e o RioCard também de um passageiro de um ônibus, na altura de Bangu. “O rapaz contou que ele devolveu os documentos com a carteira e que assaltou apenas ele, mas que sacou a arma e foi muito agressivo”, contou o delegado.
Rastreamento de RioCard facilitou a investigação
Foi com o RioCard roubado em abril que o adolescente embarcou no coletivo da linha 369 (Bangu-Carioca) sexta-feira. A polícia rastreou o documento e descobriu que ele pegou três ônibus antes de cometer o estupro e o assalto, e um depois, para ir para casa. Antes, porém, obrigou um mototaxista a levá-lo até um ponto de ônibus, segundo o delegado.
A mãe do infrator também esconde o rosto na 33ª DP (Realengo) | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
A mãe do infrator também esconde o rosto na 33ª DP (Realengo) | Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“Pelas imagens, percebemos que ele usava um RioCard e pedimos à empresa que fizesse levantamento dos que entraram no coletivo naquele dia nos horários próximos ao crime. Então, encontramos o dono do documento que não havia registrado o fato, e ele reconheceu o adolescente”, explicou Maurício. Ele pediu as imagens dos ônibus às empresas para saber se neles o jovem também assaltou.
O rapaz foi reconhecido por motorista de um ônibus assaltado em maio na área da 27ª DP (Vicente de Carvalho). A polícia vai analisar as imagens do coletivo para auxiliar nas investigações. “A vítima disse que não esqueceu dele porque ele foi muito violento”, disse Maurício.